Reunidas em Brasília, Comissões de Ética adiantam balanço de 2015 e ações para 2016

20151014150048A advogada do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE),

User comments

Elaine Felizola e o conselheiro Sérgio Mauricio, coordenador da Comissão de Ética participam, em Brasília, da primeira reunião extraordinária do ano da Coordenadoria Nacional das Comissões de Ética (CNCE) do Sistema Confea/Crea e Mútua. Antecipar o fechamento do ano, compilando toda a produção de 2015, e ao mesmo tempo selecionar algumas ações a serem sugeridas para 2016 são duas das metas a serem atingidas durante o evento.

Iniciada na manhã desta quarta-feira (14), a reunião acontece na sede do Confea, em Brasília, até sexta-feira. Pouco antes de abrir a reunião, em entrevista à Assessoria de Comunicação do Confea, Jovanilson Faleiro de Freitas, engenheiro eletricista que

conselheiro Sérgio Mauricio, coordenador da Comissão de Ética  e a advogada Elaine Felizola
conselheiro Sérgio Mauricio, coordenador da Comissão de Ética e a advogada Elaine Felizola

responde pela Coordenadoria Nacional das Comissões Regionais, adiantou que é grande a expectativa em ver implantadas as propostas apresentadas pelos coordenadores durante o ano.

“Vamos recomendar  que sejam institucionalizadas as palestras sobre ética, dirigidas a conselheiros e profissionais e que, quando da entrega da Carteira de Registro Profissional aos recém-formados, seja exibida a palestra dirigida especialmente a eles”, disse Freitas.

Ao sugerir um rodízio na composição das comissões de ética para evitar a troca de todos os membros de uma só vez, como acontece a cada dois anos, a Coordenadoria Nacional de Ética vai recomendar a manutenção de pelo menos um membro da composição anterior, “a fim de que se mantenha uma memória viva, facilitando o desempenho de todos”.

Com uma pauta que inclui o posicionamento da CNCE sobre o ensino a distância e o enquadramento na Ética de profissionais do Sistema envolvidos em escândalos de desvio de dinheiro público – a reunião da Comissão vai tratar também de sugerir a revisão da Resolução 1004, que regulamenta a condução do Processo Ético Disciplinar.

C/informações do Confea

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.