Presidente do Crea-SE participa da 5ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea em Vitória (ES)

IMG_0727_editadaO presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo Arício Resende participa em Vitória (ES)

Presidente do Crea-SE: Arício Resende

da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea. Os desafios e inovações da área tecnológica são alguns dos temas que serão discutidos durante os três dias de evento. “Hoje é consenso geral de que um País em desenvolvimento só conseguirá equacionar seus problemas sociais, e ter chances de competir e sobreviver no mundo futuro se investir em educação, ciência e tecnologia. O assunto é bem atual e de grande relevância”, destaca o presidente do Conselho.

O anfitrião do evento, presidente do Crea-ES, Eng. Agrônomo Helder Carnielli, em sua fala de abertura, chamou a atenção para o atual momento político do país e afirmou que é essencial que todos acompanhem o que tem Foto03acontecido.  Um exemplo é a aprovação do ensino de Engenharia e Agronomia pelo Confea, dando o aval incondicional ao mercantilismo do ensino tecnológico no Brasil.

“As bases regionais, os Creas, não foram consultadas sobre esse assunto. O ensino à distância das áreas tecnológicas foi aprovado dando brecha a mercantilização e deterioração do ensino neste país. O Confea, ao invés de aprovar essa situação, deveria estar lutando para ter um assento dentro do Conselho Nacional de Educação, pois assim não aconteceria esse desmando com o ensino do país. Temos que rediscutir esse assunto, desta vez com a participação de todas as regionais. Mesmo que a lei outorgue o direito de criação destes cursos, não podemos aceitar esse abuso com a inteligência e a segurança nacional. Temos que nos mobilizar para mudar isso”, afirmou.  .

Em seguida, o coordenador do Colégio de Presidentes e presidente do Crea-BA, Eng. Mecânico Marco Antônio Amigo, disse ter certeza que a reunião e Foto04as discussões serão bastante produtivas nos próximos três dias.

Já o presidente do Confea, Eng. Civil José Tadeu da Silva, agradeceu a receptividade e também falou sobre a importância deste encontro nacional. “Essas reuniões são essenciais para definirmos o futuro da área tecnológica deste país, certamente sairemos daqui, na sexta-feira, com muitas demandas encaminhadas”.

Quem também prestigiou a abertura desta 5ª edição do Colégio de Presidentes foi o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Eng. Mecânico Domingos Augusto Taufner. “Em nosso quadro profissional no TCE-ES temos um grande número de engenheiros. Estamos aqui à disposição para firmar parcerias com o Crea e sempre estaremos abertos para debates entre os órgãos.  Desejo que as discussões no evento sejam relevantes e que todos vocês saiam daqui com as principais questões que precisam discutir resolvidas.  O TCE-ES está sempre à disposição do Crea-ES para que, juntos, consigamos exercer um ótimo trabalho”, garantiu Taufner.