Programa de Recuperação de Créditos e Plenárias Itinerantes são anunciadas em Sessão

Após dois dias de treinamento durante o IX Encontro Sergipano de Conselheiros (ESC), realizado nos dias 2 e 3 deste mês, os conselheiros titulares e suplentes, integrantes do Plenário para o exercício de 2024, participaram neste domingo (4) da Sessão Plenária do Crea-SE, no município de Pacatuba, região norte do estado. Ao abrir a Sessão, o presidente do Conselho, Dilson Luiz, expressou seu reconhecimento pela significativa interatividade dos participantes durante a capacitação, destacando a importância do ESC, como um momento crucial de aprendizado.

No decorrer da reunião, o presidente apresentou novas propostas, destacando-se a realização de Sessões itinerantes, cujo objetivo visa estreitar laços e promover uma interação mais próxima entre o Conselho e os profissionais das diferentes regiões do estado. O cronograma inaugural está previsto para o Alto Sertão de Sergipe.

Dilson Luiz também pontuou importantes iniciativas voltadas para a integridade e transparência na atuação do Crea-SE. Uma das vertentes centrais abordadas foi o andamento das tratativas para a implementação do compliance, iniciativa tornada obrigatória por decreto de 2017. O presidente destacou o compliance como uma ferramenta estrutural essencial, enfatizando sua capacidade de prevenção, detecção e correção de práticas inadequadas. “Essa abordagem estratégica visa mitigar riscos legais e éticos, consolidando uma gestão responsável e alinhada às melhores práticas de governança”, reforça ele.

Outra ação apresentada foi a proposta de implantação do Projeto de Auditoria Independente do Crea, programado para o exercício de 2024, conforme estabelece a Resolução 1.030/2010 do CONFEA. Ele reforçou a importância desse Projeto, ressaltando que a auditoria independente contribui significativamente para a transparência e eficiência na fiscalização das atividades do Conselho, consolidando a confiança dos profissionais e da sociedade.

Recuperação de Créditos

Conselheiro Abrão Vieira

Na ordem dos trabalhos, os conselheiros fizeram relatos, análises e julgamentos de processos. Também aprovaram a implementação do Programa de Recuperação de Créditos, respaldado pela Resolução 1128 de 2020 do CONFEA. “Este Programa, alinhado aos procedimentos para cobrança administrativa, inscrição de débitos em dívida ativa, parcelamento e cobrança judicial estabelecido pela referida Resolução, representa um marco estratégico para a gestão financeira do Conselho”, ressalta o relator do processo, o conselheiro Abraão Vieira dos Santos.

Mútua

Dir. Administrativo, Flávio Goes

Durante o Encontro, o diretor administrativo da Mútua, Flávio Goes, detalhou os índices de desempenho da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, evidenciando os benefícios oferecidos. “A Mútua, comprometida com o desenvolvimento profissional, busca proporcionar aos associados acesso exclusivo a planos de saúde, clube de descontos e auxílio financeiro para diversas finalidades, desde a troca de veículo até investimentos em saúde, lazer e moradia. Com a Mútua, os profissionais encontram suporte nos momentos de ausência de renda e ainda contam com a proteção de um auxílio funeral”, pontua Flávio que também apresentou os índices de desempenho da Mútua.

A próxima Sessão Plenária do Crea-SE está marcada para o dia 4 de março.