IX ESC: Conselheiros do Crea-SE concluem treinamento com foco na rotina institucional

CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO AQUI

Após dois dias de atividades teóricas e práticas, o treinamento dos Conselheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) chegou ao seu término neste sábado (3). A edição deste ano do Encontro Sergipano de Conselheiros (ESC) focou na rotina institucional desses profissionais, delineando claramente o papel e as responsabilidades de cada membro para o Sistema Confea/Crea e para a sociedade, contribuindo para o bom desempenho de seus respectivos mandatos.

O IX ESC proporcionou uma plataforma de discussão e debate sobre temas fundamentais relacionados às atividades da função de conselheiro. Na pauta do treinamento, questões como análise, relatos e julgamento de processos nas Câmaras Especializadas, Comissões e Plenário; emissão de parecer; além de  informações fundamentais sobre o Regimento do Crea, Leis, Resoluções, Módulo do conselheiro no Sitac, procedimentos de fiscalização e tramitação de processos fiscais. Os trabalhos foram conduzidos pelo  gerente técnico do Crea-SE, Floro Júnior.

Dilson Luiz, presidente do Crea-SE

O presidente do Conselho, engenheiro Dilson Luiz destacou que a capacitação dos conselheiros é uma ação crucial na edificação de um Sistema Confea/Crea mais sólido e alinhado às demandas da comunidade técnica. Ele reforça que a relevância do ESC consiste na preparação do Conselho para enfrentar os desafios intrínsecos ao cenário profissional em constante evolução. “O atual panorama profissional demanda uma resposta proativa e capacitada por parte dos conselheiros. A dinâmica do setor, marcada por inovações tecnológicas, atualizações normativas e desafios complexos, requer uma atuação embasada em conhecimento técnico aprofundado”, enfatiza Dilson.

Engenheira Agrônoma Camila Xavier

“O treinamento desempenha um papel crucial na capacitação dos conselheiros, oferecendo uma compreensão aprofundada do funcionamento dos processos. Além disso, proporciona uma análise detalhada da legislação pertinente, fundamentando a atuação do conselheiro em bases legais sólidas. A importância desse treinamento reside na orientação essencial que ele proporciona para guiar nosso trabalho no contexto do processo. Isso não apenas confere segurança para nossa atuação, mas também assegura que cada ação esteja alinhada com as exigências legais, crucial dada a alta responsabilidade inerente à função do conselheiro”.

Engenheira Eletricista Eline Andrade Matos

“É importante reconhecer que o conhecimento precisa ser renovado devido às frequentes alterações nas diretrizes legais e normativas, e o ESC proporciona esta atualização, o que nos assegura a propriedade necessária para atuar e desenvolver nossas ações na função de conselheiros e conselheiras”.

Engenheiro Civil Wolf Oliveira Lopes Rito

“O treinamento superou minhas expectativas. A abordagem prática e a interação constante nos permitiram absorver conceitos complexos de maneira mais eficaz. Adquirir conhecimentos sobre procedimentos e aprofundar o entendimento sobre legislação e normas são fundamentais para que possamos desempenhar nossa função como conselheiros com mais segurança e embasamento”.

Engenheiro Eletricista Almir Querino

“É fundamental compreender a dinâmica jurídica que embasa nossas atividades, visando adquirir segurança e assertividade nas análises dos processos. Durante o treinamento, torna-se possível discutir diversas interpretações e alcançar um consenso, proporcionando maior segurança nas ações que empreendemos.”

Engenheiro Civil Klinsman

“É de fundamental importância compreender a rotina de trabalho do conselheiro, pois as decisões tomadas em plenário têm reflexo direto sobre os profissionais e a sociedade. O treinamento proporciona um espaço valioso para a familiarização com a rotina institucional, procedimentos, normas e legislação. Esse aprendizado é essencial para atuarmos com embasamento, oferecendo serviços de credibilidade e qualidade ao Sistema como um todo”.