Primeiro foguete brasileiro com combustível líquido será lançado

 

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, iniciou os preparativos para o lançamento do foguete VS-30 V13, que será o primeiro foguete de sondagem nacional com um estágio alimentado por combustível líquido. O lançamento está previsto para acontecer no próximo dia 29.  Antes disso, deverá ser lançado um FTI (Foguete de Treinamento Intermediário), que testará todos os equipamentos de monitoramento, preparando a equipe para o evento principal. 

A estação móvel de telemetria usada para monitorar os foguetes será operada por engenheiros da Agência Espacial Alemã (DLR).  “O décimo terceiro voo do VS-30 será um marco importante para a indústria aeroespacial nacional, pois, pela primeira vez, será testado no Brasil um foguete com combustível líquido embarcado, fruto de anos de pesquisas no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA),” afirmou Avandelino Santana Júnior, coordenador geral da Operação Raposa. 

Carga útil 

O VS-30 V13 levará a bordo uma carga útil denominada Estágio Propulsivo a Propelente Líquido, com dispositivos embarcados do IAE, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da empresa Orbital Engenharia.  No voo serão realizados experimentos com a transmissão e coleta de dados (pressão, temperatura, rotação, aceleração, vibração) do desempenho do foguete.  “Com o sucesso da operação, novas possibilidades de desenvolvimento de motores foguetes a propelente líquido são abertas para aplicação em outros veículos aeroespaciais fabricados no País,” acrescentou Avandelino.

Fonte: Inovação Tecnológica 


Assessoria de Comunicação do Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.