Primeiro dia do CEP-SE reforça importância da Engenharia na pauta das questões nacionais para o desenvolvimento do país

CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO NO FACEBOOK DO CREA-SE

O papel dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento sustentável do país e na busca de soluções para questões de infraestrutura, meio ambiente e bem-estar da sociedade foram alguns dos temas que pautaram a abertura do 9º CEP-SE- Congresso Estadual dos Profissionais do Crea-SE-. O evento acontece até sábado (20) na sede do Conselho, período em que os profissionais terão a oportunidade de contribuir com propostas e também participar das eleições para delegado do Crea no 11º CNP que vai ocorrer de 6 a 8 de outubro, em Goiânia (GO).

Maisde100 profissionais inscritos no 9º CEP-SE

Ao abrir a programação, o presidente do Conselho, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira reforçou a importância do CEP-SE ao definir como sendo um espaço para discussão de temas relevantes de interesse da Engenharia e da sociedade. “É uma grande oportunidade para os profissionais apresentarem ideias e defenderem suas propostas contribuindo desta forma para a construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento nacional sob a ótica da engenharia”, disse ele ao reforçar o convite para os profissionais concorreram ao cargo de delegado. Os eleitos vão representar o Regional no CNP.

Presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira

Em sua apresentação, o presidente do Crea-SE também destacou ações e projetos realizados, além de produtos e serviços disponibilizados aos profissionais, a exemplo da Carteira Digital. Ele também anunciou algumas novidades. “Estamos trabalhando junto ao Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, a Certificação Digital, uma tecnologia que provê mecanismos de segurança, capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. É um produto que, preferencialmente, será disponibilizado de forma gratuita aos profissionais”, afirma Silveira.

Promotor de Justiça, Eduardo Matos

O primeiro dia do CEP foi prestigiado pelo Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual de Sergipe, Eduardo Matos que trouxe para reflexão e debate “A proteção ambiental, o Desenvolvimento e as Mudanças Climáticas”. O Promotor iniciou sua apresentação parabenizando o Crea e a Comissão Organizadora do CEP pela iniciativa de promover discussões em torno de temas relevantes para o Brasil e para a sociedade ao destacar o papel da engenharia como importante ferramenta para a elaboração de políticas públicas, especialmente na área ambiental.

Engenheira Simone Baia

A questão da crise hídrica; a atuação do Confea em relação aos Projetos de Lei relacionados à Engenharia que estão em tramitação no Congresso Nacional também foram temas destacados no primeiro dia de CEP-SE. Os temas foram abordados pela palestrante, a Engenheira Química Simone Bahia que também trouxe para discussão, como o Sistema Confea/Crea pode e deve atuar para além da formulação de Legislações.

“O caminho é atuar dentro das Comissões, dos Grupos de Trabalho colocando o posicionamento e as contribuições do Sistema apresentando sugestões técnicas para a solução de problemas nacionais, a exemplo das inúmeras obras inacabadas espalhadas por todo o país, situação que traz prejuízos para os cofres públicos e, principalmente para a sociedade, além de diversas outras questões que necessitam do olhar técnico da Engenharia”. É o que avalia Simone ao reforçar que o CNP traz essa oportunidade de discussão e contribuição dos profissionais de Engenharia para as questões nacionais.

Propostas e Eleições

Helenice Garcia- Coord. do 9º CEP-SE

A programação prossegue essa sexta-feira, ocasião em que os profissionais inscritos no 9º CEP vão apresentar suas respectivas propostas. Já no terceiro e último dia serão realizadas as eleições. “Encaminhamos por e-mail para todos os inscritos um formulário de intenção ao cargo de delegado. Os candidatos devem comparecer no sábado para participar do pleito. São sete vagas, sendo três com mandatos- conselheiros- e quatro sem mandato, podendo concorrer neste caso quaisquer profissionais da Engenharia desde que inscritos no Congresso”, explica a vice-presidente do Crea-SE e Coordenadora da Comissão do CEP-SE, Engenheira Química Helenice Garcia.