Presidente do Confea exalta melhoria da Soea a cada edição

 

Soea_encerramento1“Esta Soea entrou para a história. Representa um grande marco. A partir daqui, de Teresina, sabemos ser possível realizar as Soeas em todo o território brasileiro”. Com essa certeza, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil José Tadeu da Silva, se dirigiu ao público que participou do encerramento da 71ª Soea e do 1º Congresso Técnico e Científico (Contecc), realizados em Teresina (PI).

Para José Tadeu, os 3.800 participantes fizeram desta “a maior Semana da história”, aliando quantidade e qualidade. “Não tenho duvida que nós também superamos todas as outras marcas”, disse, sob aplausos, ressaltando que “isso não é nenhum demérito às anteriores, mas revela que queremos melhorar a cada dia e fazer uma Semana melhor que a outra”.

Autoridades

Com o tema central “Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Nacional”, a Semana foi encerrada em uma cerimônia cujo dispositivo de honra reuniu osEncerramento_soea presidentes do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva; do Crea-PI, engenheiro civil Paulo Roberto de Oliveira; do Crea-CE, anfitrião da 72ª Soea, engenheiro Vitor Cesar da Costa Pinto; da chanceler da Comissão do Mérito, engenheira eletricista Darlene Leitão e Silva; dos conselheiros federais, engenheiro civil Marcelo Morais, engenheiro agrônomo José Geraldo Baracuhy, também coordenador do Congresso Técnico e Científico; da coordenadora nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial, Sandra Ascari; do coordenador do Colégio de Presidentes, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira, do Crea-SE; do engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, presidente da Mútua, e do coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, engenheiro de alimentos Gumercindo Ferreira da Silva, além do prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Momento de agradecer

A cerimônia teve início com a leitura da Carta de Teresina –  pelo coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, Gumercindo Ferreira da Silva – e se seguiu com a participação do presidente do Confea, para quem o momento é para agradecer a Deus e a todos pela participação. “Agradecemos aos que interromperam seu trabalho em suas bases e se deslocaram para vir para Teresina.O país não vai garantir qualidade de vida melhor, alimentos, moradia, transporte, saúde, se não tiver os profissionais reunidos pelo Sistema Confea/Crea e Mútua,  empenhados com esse objetivo”.

Para José Tadeu, a 71ª Soea “reforçou a integração de profissionais, estudantes, academia, empresas e do próprio Sistema, visando à valorização dos profissionais da área tecnológica nacional”. 

Ao finalizar, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia afirmou que “com a união dos 27 Creas, é possível planejar e realizar a Soea e o Contecc em qualquer cidade do País”. Ainda para José Tadeu da Silva, a realização da Semana também é uma demonstração da importância das profissões reunidas pelo Sistema. “Os governantes precisam saber que podemos ser, e somos, muito úteis para o Brasil. Existimos para atender às necessidades do País. Não  precisamos de programas como ‘Mais Médicos’, temos profissionais suficientes”, afirmou novamente sob aplausos.

Soea_encerramento3Mudança de vida

O coordenador do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, eng. agr. José Geraldo Baracuhy, por sua vez, encontrou uma forma original para reafirmar a importância do Contecc. Chamou ao palco do Atlantic City Juca, um estudante que participou do Congresso e quis tirar uma foto com um dos palestrantes da Soea.

Questionado sobre o porquê da foto com o palestrante, Juca foi objetivo: “Porque a palestra dele mudou a minha vida”. Ao que o engenheiro agrônomo comentou: “Se tivesse que escolher uma palavra para definir a Semana, onde grandes temas foram discutidos, escolheria a palavra ‘gente’. Capital Humano é o que vale e interessa”, disse, taxativo, também sob aplausos.

Além de ler a Carta de Teresina, o coordenador do Cden, Gumercindo Ferreira, destacou a “ousadia” de trazer a Soea para Teresina, enquanto o presidente da Mútua, Cláudio Calheiros, agradeceu “a participação e a mobilização de todos os fóruns do Sistema. A missão foi cumprida. Valeu a pena. A Soea foi um sucesso”.

O coordenador do Colégio de Presidentes, Jorge Silveira, por sua vez, falou que o “sucesso do evento ser deveu em grande parte à participação dos estudantes, o que gerou um grande pulo de qualidade”.

Soea_encerramento2 Sonho realizado

Visivelmente emocionado, o presidente do Crea-PI, Paulo Roberto de Oliveira, chamou a atenção para o fato de que a 71ª em Teresina superou todas as projeções:“Concretizamos o nosso sonho. Ultrapassamos todas as projeções e quase chegamos a quatro mil participantes”, festejou. 

Para o prefeito Firmino Filho, que está à frente das comemorações dos 162 anos da cidade, “a realização da 71ª Soea é um presente para a cidade nascida em 1852”. Para ele, a troca de ideias, de experiência e conhecimentos “vai se espalhar pelo país porque cada um vai multiplicar as informações colhidas aqui”.

Emoção e dever cumprido

O encerramento da 71ª Soea foi tomado pela emoção e sensação de dever cumprido vindouro de todas as partes. Com declarações de José Tadeu da Silva, presidente do Confea, e de Paulo Roberto de Oliveira, presidente do Crea-PI, agradecendo a participação e o empenho de todos. De semanistas a funcionários do Confea e do Crea-PI, todas as entidades que se dedicaram a construir a melhor Soea de todas.

Um dos momentos mais emocionantes foi a entrada da bandeira da Soea ao palco e a sua passagem das mãos do presidente do Crea-PI, Paulo Roberto, para as mãos do presidente Victor Frota, do Crea-CE. Frota ressaltou que é uma honra estar recebendo a bandeira no estado do Piauí. E, em seguida, prometeu todo seu empenho e de toda a sua equipe – que o acompanhou caracterizada com os chapéus de malhas típicos o estado – para que seja possível que a 72ª Soea seja tão boa quanto a 71ª, quiçá melhor. 

“É uma emoção muito grande para mim, pois meu avô materno era piauiense”, revelou. O Piauí e o Ceará são estados irmãos, sempre foram parceiros, como por exemplo, na troca dos territórios de Parnaíba e Luís Corrêa (PI) por Crateús (CE), para que o Piauí pudesse ter acesso ao litoral”, revela.

 Fonte: Confea 


Assessoria de Comunicação do Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.