Plenário do Confea define valores de anuidades para 2017

Reunidos nesta semana, conselheiros deliberam até esta sexta-feira sobre rotinas profissionais. Entre as decisões da manhã desta quinta-feira (22/9), o plenário definiu os valores de anuidade, multas e serviços para 2017. A tabela apenas foi atualizada conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que, de setembro de 2015 até a presente data, foi de 9,62%. Veja como ficaram os valores:

No caso das anuidades, o profissional pode parcelar o valor em cinco vezes. Quem pagar em cota única até 31 de janeiro recebe desconto de 15%. Quem preferir esperar até 28 de fevereiro terá desconto de 10%. Veja a resolução que regula os critérios para cobrança de anuidade.

 

Geoprocessamento

Ainda entre os debates da manhã, os conselheiros aprovaram o posicionamento de defender o geoprocessamento como atividade exclusiva dos profissionais do Sistema Confea/Crea. A discussão teve origem de processo iniciado no Crea-AM, em que um profissional questionou edital de concurso público do IBGE para analista de geoprocessamento. Conforme a denúncia, o edital não exigiu formação na área, sendo que dos cursos das profissões abrangidas pelo Sistema constam conteúdos como topografia, geodésia, cartografia, geoprocessamento e georreferenciamento. Geoprocessamento é uma área do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica, e vem influenciando de maneira crescente as áreas de cartografia, análise de recursos naturais, transportes, comunicações, energia e planejamento urbano e regional.

Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea
Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.