Plenária do CREA-SE agora tem votação eletrônica

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) realizou nesta segunda-feira (8/5) sua primeira sessão plenária com votação eletrônica de análise dos processos. Os conselheiros presentes puderam relatar pareceres e declarar seus votos, por meio do Sistema de Informações Técnicas Administrado do Crea (Sitac), referentes aos processos de fiscalização; cadastramento de cursos e instituições e excepcionalidade, que é quando o profissional é responsável técnico por mais de uma empresa.

O resultado da votação é conhecido automaticamente pelos profissionais e empresas interessados nos processos analisados, por meio de acesso ao ambiente público do site do Crea-SE.  O equipamento usado pelos conselheiros é um notebook que permite consulta rápida à legislação do Sistema e votos nominais, explica o gerente de Tecnologia de Informática (GTI), Edwardo Xavier.

“A gente evita perda de tempo, além disso, é dinâmico, transparente e seguro porque cada voto é acompanhado pelos conselheiros e os resultados vistos em tempo real”, reforça o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende ao acrescentar que trata-se de uma  ferramenta que chega para aprimorar e facilitar as atividades dos profissionais cuja atuação é indispensável ao bem-estar da sociedade.

gerente da GTI, Karlos Edwardo Xavier

O sistema eletrônico de votação é fruto do processo de modernização das atividades do Crea-SE que desde o ano passado vem trabalhando, por meio da Gerência de Tecnologia de Informática (GTI) no desenvolvimento dessa nova ferramenta para utilização dos conselheiros na análise processual.  ”Todo esse processo faz parte do Módulo Conselheiro, cuja última etapa para o pleno funcionamento foi concluída em fevereiro do ano passado, com a entrega de notebooks aos 35 conselheiros titulares”, afirma o gerente da TI.