Pesquisadora investe em livro sobre pescadores do São Francisco

Pescadores_sãofrancisco

Nos últimos meses, a escritora e atriz Vera Cristina Santana Vilar tem tido contato quase que diário com os pescadores que tiram seu sustento do Rio São Francisco.  Ela decidiu investir numa pesquisa sobre o cotidiano dos trabalhadores ribeirinhos, a fim de publicar, posteriormente, um livro sobre os hábitos e as lendas que permeiam a vida desses pescadores.

Vera Vilar já visitou comunidades dos municípios de Propriá (sua cidade natal) e Brejo Grande, sendo que nos próximos dias, ela estará percorrendo as cidades de Pacatuba, Ilha das Flores, Santana do São Francisco, Neópolis e Cedro. “Meu intuito é depois de entrevistar os pescadores do Baixo São Francisco, subir o rio e chegar até Canindé. Resolvi apostar nesse tema, por conta de um projeto de pesca que participei nessa região, no ano de 2010. Quatro anos antes, eu havia iniciado a pesquisa, mas havia parado. Percebi durante a monitoria que realizei num projeto federal de sustentabilidade dos pescadores, o quanto eles são desassistidos e carecem de uma maior atenção. A partir daí, decidi apostar na publicação do livro”, diz Vera Vilar.

Segundo a escritora, que já publicou três livros de poesias- “Aparas do Tempo”, “O Ritmo das Palavras” e “Em Pedaços”-, esse “Pescadores do São Francisco” (título provisório) não contará com uma linguagem acadêmica e, sim, popular. “A ideia é ampliar o escopo do público alvo, explorando as histórias de pescador como a do ‘Negro D’Água e do ‘Boto’, além dos hábitos e costumes dos pescadores”.

Por enquanto, Vera Vilar está tendo apoio apenas das colônias de pescadores dessas cidades visitadas e de algumas prefeituras. A maior parte do investimento, no entanto, está sendo bancado pela própria escritora. “A produção está sendo independente, até o momento, mas torço para que os órgãos públicos e a iniciativa privada abracem a causa”, fala a escritora que já foi homenageada com o prêmio Abdhias do Nascimento, na Assembleia Legislativa de Sergipe e no Memorial do Teatro Sergipano. 

Para os interessados em investir no projeto, o contato da pesquisadora é (79) 9830-1563 ou poetisaveravilar@hotmail.com

Fonte: Jornal da Cidade


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.