Até 2015, Sergipe terá uma escola profissionalizante por território

 

Interiorizar o ensino técnico e superior é promover mudanças na economia dos municípios e abrir perspectivas para a sua população. A meta é que, nos próximos anos, Sergipe tenha pelo menos uma escola profissionalizante em cada um dos seus oito territórios. Carmópolis será a próxima cidade a receber uma unidade profissionalizante. O Centro de Educação Profissional Governador Marcelo Déda está pronto e soma um investimento de R$ 4.926.642,09. A unidade ofertará o curso técnico em Petróleo e Gás.

Com a unidade de ensino, a cidade se juntará aos outros cinco municípios sergipanos que já contam com seis unidades de escolas profissionalizantes: Neópolis (CEEP Agonalto Pacheco), Aracaju (CEEP José Figueiredo Barreto e Conservatório de Música), Poço Redondo (CEEP Dom José Brandão de Castro), Boquim (CEEP Maria Fontes de Faria – Dona Marieta) e Japoatã (Escola Família Agrícola de Ladeirinhas).

Aracaju ainda conta com a escola compartilhada Colégio Estadual Atheneu Sergipense, que oferece cursos técnicos de Informática na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os Centros de Educação Profissional, ainda em obras, localizam-se nos municípios de Poço Redondo, Carmópolis e Indiaroba (2014) e Nossa Senhora das Dores, Simão Dias, Nossa Senhora do Socorro, Umbaúba, Propriá, Itabaiana Boquim e Aracaju (Instituto de Educação Rui Barbosa).

Desde 2007, as matrículas de ensino técnico de nível médio, no Brasil, subiram 109,2 %. Em Sergipe, segundo o Censo da Educação Básica de 2013, no entanto, o número de matrículas em cursos profissionalizantes cresceu 953,9 %, no mesmo período, 8,7 vezes a mais que a média nacional, consequência, principalmente, dos esforços do Governo do Estado para o desenvolvimento do ensino técnico em Sergipe. Saltamos de 213 matrículas em 2007 para 2.245 em 2013.

Entre reformas e construção de centros estadual de educação profissional, o investimento chega a R$ 73.903.935,23. Os recursos, frutos de parceria entre o governo estadual e federal, foram aplicados na construção dos Centros Estadual de Educação Profissional; aquisição de mobiliários e equipamentos; implantação de cursos técnicos na forma integrada; formação de professores e profissionais de serviço de apoio-escolar; infraestrutura e recursos pedagógicos; reforma e ampliação de unidade de educação profissional e tecnológica.

Fonte: Jornal da Cidade


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.