Parceria: Crea-SE e Prefeitura de São Cristóvão alinham ações e projetos

Presidente do Crea-SE, Jorge Silveira ( dir.) e o prefeito de São Cristóvão Marcos Santana

Nova tecnologia BIM em projetos de engenharia, a situação das obras paralisadas no país e em Sergipe e o programa de assistência técnica às Prefeituras do estado, por meio do convênio com o ProjetarSE pautaram a reunião entre o presidente do Crea, Jorge Roberto Silveira e o prefeito de São Cristóvão Marcos Santana. O encontro ocorreu na sede da Prefeitura.

O presidente Jorge Silveira iniciou a reunião pontuando dados sobre as obras paralisadas no país. “Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Regional são mais 20 mil obras inacabadas. A falta de projetos; projetos mal elaborados, orçamentos falhos; editais elaborados de forma equivocada ou com ausência de informações importantes, além do não atendimento aos prazos legais são alguns dos motivos que agravam o problema”, ressalta o presidente que na ocasião também falou sobre o convênio firmado entre o Conselho e o ProjetarSE que consiste em uma ação conjunta para levar assistência técnicas às prefeituras.

Crea-SE apresenta projetos em reunião realizada na sede da Prefeitura de São Cristóvão

“Com esse convênio vamos promover a capacitação dos profissionais que atuam na área da engenharia pública e, especialmente que prestam serviço às prefeituras de Sergipe. São cursos nas áreas de metodologia BIM, orçamento de obras públicas, fiscalização; elaboração de Termos de Referência; edital; elaboração de projetos”, explica o presidente do Crea.

Ainda dentro do contexto de obras paralisadas, Jorge Silveira falou sobre uma ação conjunta entre o Crea-SE, o ProjetarSE e o Tribunal de Contas do Estado. “Vamos desenvolver um trabalho para atualizar os dados referentes a obras inacabadas. Nosso objetivo é traçar um perfil sobre essa situação em Sergipe”, afirma.

Atento às informações, o prefeito Marcos Santana destacou a relevância do ProjetarSE e as ações que serão desenvolvidas fruto do convênio com o Crea. “A parceria com o Crea-SE é de fundamental importância. Estamos à disposição para ampliar e reforçar essa relação institucional”, disse ele ao afirmar que a administração já vem trabalhando para implantar a plataforma BIM por entender o uso dessa tecnologia vai beneficiar cada vez mais a construção civil.

A reunião contou com a presença do coordenador de Fiscalização do Crea, Floro Araújo Júnior e o Secretário de Infraestrutura da Prefeitura de São Cristóvão, Júlio Nascimento.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.