Novo presidente do CREA-SE destaca prioridades da sua gestão

Arício Resende03
Presidente do CREA/SE: Arício Resende

Valorizar o profissional da área da engenharia e interiorizar ainda mais a ação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE).  Essas são algumas das prioridades do novo presidente do órgão, o engenheiro agrônomo, Arício Resende que também tem pela frente o desafio de fazer uma reestruturação administrativa e operacional dessa autarquia federal.

“Temos o compromisso na busca contínua pelo aprimoramento e melhoria de nossos programas e serviços. Estamos estabelecendo metas e projetos, todos alinhados à Política da Qualidade e aos Objetivos Estratégicos do Conselho. E entre as ações prioritárias está a reestruturação que tem como maior objetivo garantir maior agilidade e qualidade aos serviços prestados. E essa mudança passa pela qualificação dos nossos colaboradores, pela melhoria do atendimento ao público e pela ampliação da área de atuação do CREA”. É o que afirma Arício Resende.

Segundo ele, aproximar o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe das necessidades dos profissionais e da sociedade é uma das principais metas. E uma das estratégias é interiorizar as atividades do órgão, principalmente no interior do Estado com a criação e a manutenção das entidades de classe nos municípios sergipanos, promovendo o aprimoramento técnico para desenvolvimento profissional e facilitando o ingresso ao mercado de trabalho.

Como órgão público fiscalizador, o CREA também vai intensificar suas ações para coibir o exercício ilegal das profissões ligadas ao Sistema CONFEA/CREA e Mútua. “O Papel principal do Conselho é promover a verificação, a fiscalização e o aperfeiçoamento do exercício e das atividades profissionais. E o melhor caminho é realizar um trabalho integrado com as entidades de classe, com as universidades e com os profissionais em geral para assegurar que as obras e serviços de engenharia e afins sejam desenvolvidos por profissionais habilitados em benefício da sociedade”, ressalta o presidente do CREA-SE.

A nova gestão também planeja promover fiscalização preventiva em espaços que concentram grande número de pessoas como cinemas, teatros, hospitais, shoppings centers, bares, edificações tombadas, prédios antigos; além de obras de arte especiais como pontes, viadutos, passarelas, entre outros.

Para viabilizar todas as ações propostas, o Conselho contará com o apoio do Ministério Público Estadual, que poderá acionar diversos órgãos em nível municipal, estadual e federal, como: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Delegacia de Defesa do Consumidor, Delegacia Regional do Trabalho, Prefeituras, Secretarias Estadual e Municipais do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Procon e outras instituições.

Por ser um órgão de fiscalização, com base nas demandas apresentadas vamos reformular os procedimentos da fiscalização para otimizar o processo e direcionar a fiscalização para novas áreas, enfatiza Arício Resende.