Novidades do processo eleitoral do Sistema Confea/Crea pautam primeiro dia do CP Aracaju

Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea/Mútua, em Aracaju

CONFIRA AQUI MAIS FOTOS DO CP

As eleições on-line do Sistema Confea/Crea  marcadas para o dia 3 de novembro deste ano,  para a escolha de conselheiros federais foi um dos assuntos em destaque no primeiro dia de programação da 5ª Reunião Ordinária de Colégio de Presidentes, que acontece até sexta-feira no Hotel Vidam, em Aracaju. O Fórum reúne lideranças da engenharia brasileira com o objetivo de discutir temas de interesse da engenharia e contribuir com propostas para a melhoria do Sistema e para o desenvolvimento nacional.

Os regulamentos e novidades do processo eleitoral foram apresentados pela Comissão Eleitoral Federal (CEF). O pleito para escolha de conselheiro federal vai ocorrer em seis estados: Sergipe (modalidade Engenharia Elétrica); Acre (modalidade Industrial); Alagoas (modalidade Agronomia); Amapá (modalidade Elétrica); Rio de Janeiro (modalidade Engenharia Civil) e Rondônia (modalidade Engenharia Civil), os quais irão integrar o pleno do Confea de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025.

Também serão escolhidos o diretor Administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-RO (Mútua-RO), conforme regras da Decisão Plenária PL nº 1.021/2022,  e o presidente do Crea-PA (em decorrência do falecimento do eng. civ. Renato Milhomem em 3 de junho), cujos mandatos encerram em 31 de dezembro de 2023.

Comissão Eleitoral Federal apresenta novidades para as eleições on-line do Sistema.

O coordenador da CEF, o eng. civ. Daltro Pereira garantiu que os procedimentos estão sendo adotados conforme os princípios da administração pública, em especial a publicidade e economicidade. “Também estamos trabalhando para que as eleições pela internet sejam realizadas com segurança e transparência, por isso temos ouvido todos os fóruns consultivos e a área Jurídica”, afirmou o coordenador, colocando-se à disposição para esclarecer dúvidas dos presidentes. 

Na sequência, as fases da votação virtual foram descritas pela assessora técnica da CEF, Talita Machado, que anunciou a plataforma www.votaconfea.com.br, a qual será acessada por qualquer aparelho conectado à internet, seja computador, celular, tablet ou notebook. Para isso, os Creas foram orientados a disponibilizar ambientes apropriados com equipamentos conectados a rede mundial de computadores em todas as sedes, escritórios e inspetorias do Regional, assegurando aos candidatos acesso livre aos locais.

Talita Machado, assessora técnica da Comissão Eleitoral Federal.

Estarão aptos a votar os profissionais de qualquer modalidade registrados e em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea até 30 dias antes da data da eleição. Foi alertado ainda que o eleitor votará na circunscrição do Crea onde quitou a última anuidade, independentemente do seu registro originário ou locais onde possuir visto.

A data-limite para quitação de eventuais débitos pelos profissionais para poder participar da votação será 3 de outubro. O profissional inadimplente após essa data não poderá ser incluído na relação de aptos a votar, ainda que comprove ter quitado débitos. Se o profissional estiver em dia com o parcelamento até 3 de outubro, ele será considerado apto a votar.

De acordo com a comissão, a abertura da votação será marcada pela cerimônia de criação de chaves criptográficas pública (sistema de votação) e privada (de conhecimento exclusivo da CEF). Na sequência, será emitida a zerézima, ou seja, o comprovante de que não há voto registrado no sistema. O votante irá acessar o sistema a partir de login e senha, enviados por e-mail e SMS, e usará o certificado digital, se o possuir.

O novo modelo de votação traz novidades: as Comissões Eleitorais dos Creas e pessoas interessadas poderão acompanhar o status da votação eletrônica em tempo real, verificando a participação dos votantes até determinado momento. A apuração às 19h (horário de Brasília) também será veiculada para os interessados e terá início com inserção da chave privada no sistema de votação e posterior emissão dos mapas gerais de apuração. A homologação dos resultados será até o dia 25 de novembro pelo Plenário do Confea.

Na oportunidade, a assessora solicitou o empenho dos Creas na importação da base de dados, que deve ser efetivada até 14 de outubro. “O sucesso da eleição depende de o dado do profissional estar atualizado”, ressaltou Talita, ao frisar a importância da divulgação sobre a atualização cadastral. Para isso, recomendou que os Regionais comuniquem oficialmente as entidades de classe e instituições de ensino superior, notifiquem profissionais por e-mail, SMS ou carta, e viabilizem que o site do Crea tenha interface fácil, dinâmica e intuitiva.

Informes

Representando o Conselho Federal, o diretor e eng. eletric. Daniel Sobrinho compartilhou com o colegiado o progresso de atividades, como a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que está adotada em 68,5% do Sistema e em 87,5% do Confea. Também foi informado o andamento do Plano Plurianual, a aquisição de impressoras para os Creas e os últimos preparativos para a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) e 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), programados para acontecer de 4 a 8 de outubro, em Goiânia (GO).

Cenário Econômico

O primeiro dia de programação também trouxe dados sobre o cenário econômico do país. O assunto foi abordado pelo economista Saumíneo Nascimento que participou do CP a convite do anfitrião do evento, o presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira. “Com base em dados oficiais, há uma projeção de uma economia melhor em 2023. A expectativa é de que o PIB passe de 3,6% para 3,9%. A projeção de crescimento é de 4,6%, para 2024, e de 4,5% para o ano seguinte”, calcula o economista

Economista Saumínio Nascimento

Sobre a inflação, o economista adiantou números considerados relevantes para o planejamento de obras e serviços de Engenharia. “A expectativa é que no mundo a taxa reduza de 7,4% para 4,8%, deste ano para o próximo. Para as nações em desenvolvimento, a previsão é que acumulado recue de 8,7% para 6,5%, nesse mesmo período”, pontua.

A temática motivou os presidentes de Creas a dialogarem sobre questões como elaboração de uma agenda nacional positiva, ensino de qualidade para formação de mão de obra especializada, geração de emprego e renda, crédito imobiliário, industrialização e escoamento de produção. “Que vocês possam refletir sobre esses indicadores e contribuir para o desenvolvimento do nosso país”, incentivou o economista convidado pelo presidente do Crea-SE, o qual salientou a importância do debate.

Presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira

 “A Engenharia não pode trabalhar sem conhecer esses números e ninguém investe sem saber da tendência de futuro”, frisou o presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira ao agradecer a participação do economista no evento e sua contribuição ao expor o atual panorama da economia brasileira.

Mútua

Diretor-presidente da Mútua, Francisco Almeida.

Pela manhã, os presidentes de Creas assistiram à apresentação da Mútua sobre o balanço financeiro e estratégico da instituição. Entre as novidades, o diretor-presidente eng. agr. Francisco Almeida compartilhou dado de pesquisa recente: 75% dos participantes da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia são associados à Caixa de Assistência. Outro destaque da Mútua é o projeto do Portal da Empregabilidade, que pretende criar conexões entre contratantes e profissionais, além de oferecer cursos. Almeida apresentou ainda informações sobre o planejamento estratégico da Caixa e os benefícios de se trabalhar com Business Intelligence (BI).

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.