Nestor Piva e Hospital Universitário são fiscalizados pelo Crea-SE

A fiscalização vai ocorrer durante todo este ano em todos os 46 hospitais públicos e privados de Sergipe.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) iniciou pela Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva e pelo Hospital Universitário a campanha de fiscalização nas unidades de saúde do Estado. Neste primeiro momento a ação ocorre de forma educativa, tendo como principal linha orientar gestores dos empreendimentos hospitalares a contratarem empresas e profissionais devidamente registrados no Conselho e habilitados para executar serviços de instalação e manutenção de equipamentos dentro do ambientar hospitalar.

CONFIRA MAIS FOTOS NO FACEBOOK DO CREA-SE

Fiscais fiscais averiguam se há, nas unidades hospitalares, responsável técnico legalmente habilitado nos serviços referentes a engenharia.

 “A vida está em primeiro lugar. Nosso objetivo com a fiscalização é promover a segurança de todos a partir do trabalho de combate ao exercício ilegal da profissão de engenheiro dentro dos hospitais. Para evitar riscos contra pacientes e profissionais da saúde, sempre que o estabelecimento for contratar um profissional ou uma empresa de Engenharia, certifique-se de que, em ambos os casos, estejam habilitados e registrados no Crea-SE. Esta comprovação é uma garantia de que os serviços serão prestados dentro de um padrão técnico de qualidade. É uma questão de segurança para o paciente e para o próprio hospital”. É o que afirma o Coordenador de Fiscalização do Crea-SE,  Floro Alves de Araújo Júnior ao frisar que a operação vai ocorrer durante todo este ano em todos os 46 hospitais públicos e privados de Sergipe.

Neste primeiro momento a ação ocorre de forma educativa.

O primeiro ciclo da operação fiscalizatória nos hospitais começou o ano passado quando foi constada que em algumas unidades, as atividades ligadas a Engenharia vinham sendo desenvolvidas por pessoas não habilitadas e por empresas sem registro no Crea. “Verificamos que alguns gestores não tinham conhecimento em relação à importância e obrigatoriedade de contratar engenheiros para manutenção e instalação de equipamentos hospitalares, uma situação que já começa a mudar”, avalia Floro.

Hospitais consideram positiva fiscalização do Crea-SE

Na Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva, a fiscalização foi acompanhada pelos gerentes da rede hospitalar, Wilson dos Santos Junior e Yuri Moura Franco que destacaram a importância do trabalho realizado pelo Crea-SE. “É importante destacar o aspecto positivo da fiscalização que visa à qualidade e a segurança da prestação do serviço ofertada à população. Estamos à disposição para discutir e avaliar os pontos que precisamos melhorar e avançar. Com essa ação conjunta Crea e Hospital todos saem ganhando”, avalia Wilson Júnior.

No Hospital Universitário a equipe de fiscalização foi recebida pelo chefe do setor de Infraestrutura da unidade, Alex Lima que considerou positivo o trabalho do Conselho. “Essa ação de fiscalização do Crea é fundamental, no sentido de alinhar alguns procedimentos , mostrando caminhos que devemos seguir, principalmente na questão das contratações de empresas e profissionais para realização de atividades hospitalares inerentes a engenharia”, pontua Alex.

Chefe do setor de Infraestrutura do Hospital Univesitário, Alex Lima .

Nas ações fiscalizatórias, os fiscais averiguam se há, nas unidades hospitalares, responsável técnico legalmente habilitado nos serviços de instalação e manutenção de sistemas de ar condicionado, geradores de energia, caldeiras, aparelhos eletromecânicos, de hemodiálises, ultrassonografia, equipamentos de diagnóstico por imagem como ressonância magnética (MRI), vasos de pressão, equipamentos de combate a incêndio, médico- hospitalares, dentre outros.

A fiscalização também foi acompanhada pelo engenheiro mecânico Wilson Linhares, coordenador-adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica e pelo engenheiro eletricista Elmo José Gonçalves Araújo, coordenador-adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica. “Acredito que esta ação foi importante e muito produtiva para a fiscalização e, especialmente para as unidades hospitalares que receberam orientações técnicas sobre os requisitos que devem ser solicitados aos seus prestadores de serviços no âmbito da engenharia”, afirma Elmo.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.