Milhões de toneladas de plástico sumiram do oceano

plasticoagua1

Por mais de uma década, cientistas monitoram milhões de toneladas de lixo nos oceanos. Algumas ilhas artificiais de plástico chegaram a ser formadas, como aGrande Porção de Lixo do Pacífico. Mas de acordo com um novo estudo, algo preocupante está acontecendo: 99% dos plásticos que deveriam estar nos oceanos estão desaparecendo.

Pesquisadores da University of Western Australia monitoraram cinco dessas grandes ilhas de lixo entre 2010 e 2011 e perceberam que a sua quantidade era bem menor do que a esperada: 40 mil toneladas. Mas se sabe que foi despejada uma maior quantidade. Então o que aconteceu?

Como boa parte do plástico do oceano fica em tamanho reduzido (se não microscópico) pela ação da água e da radiação solar, cientistas acreditam que o material pode ter entrado na cadeia alimentar marinha. E isso é ruim, não apenas pelo impacto direto em peixes e outras criaturas, como na nossa dieta. Se peixes comem plástico e nós comemos peixes, a lógica é que também estamos ingerindo material tóxico. Agora mais pesquisa é necessária para notar que tipo de efeito colateral esse fenômeno pode causar.

Fonte: Revista Galileu 


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.