Representante do Confea, Jorge Silveira participa do Consenge para discutir projeto de nação

conbenge mesaNa solenidade de abertura do 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), o presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Carlos Roberto Bitencourt, destacou a importância do ano de 2014 para o país e para a engenharia, considerando as eleições presidenciais, uma para o governo federal e outra para o Sistema Confea/Crea. Segundo Bitencourt, é preciso um projeto comprometido com as causas populares e com o aprofundamento das transformações sociais. “Acreditamos em um projeto para o Confea com participação efetiva das entidades, em defesa da engenharia brasileira, da soberania nacional, um projeto de nação justo e solidário. Um sistema profissional forte pressupõe entidades fortes e acreditamos na soma de esforços para avançarmos numa agenda estratégica”, defendeu o engenheiro.

Representante do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o coordenador do Colégio de Presidentes e presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira, destacou a importância de o Conselho Federal participar das discussões encabeçadas pelos sindicatos. “É importante que o sistema profissional esteja em sintonia com o sistema sindical, trabalhando em conjunto em prol da sociedade”, ressaltou Silveira. Na noite de abertura, foi lançado, com apoio do Confea, o livro “Fisenge 20 anos: duas décadas de lutas e esperanças”, que consiste no registro histórico da trajetória da Federação.

O ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, fez a palestra abordando o tema central do Congresso: “Um projeto de nação para o Brasil”. Na ocasião, Dulci ressaltou a importância do papel da engenharia no desenvolvimento brasileiro. “A engenharia é fundamental para planejarmos o futuro. O setor de engenharia tem dialogado com os governos na elaboração de políticas públicas. É um setor com importância crescente”, ressaltou o ex-ministro.

VeraHomenagens

Durante a cerimônia de abertura do evento, foi inaugurada a exposição fotográfica “Rubens Paiva Presente!”, uma homenagem dos profissionais de engenharia de 12 estados brasileiros ao engenheiro e parlamentar que foi símbolo de luta em favor da categoria, pela democracia e liberdade do povo brasileiro. Durante a homenagem, Vera Paiva, professora da USP e filha de Rubens Paiva, agradeceu, emocionada, a reverência feita ao seu pai, assassinado em 1971 pela ditadura militar e que cujo corpo até hoje não foi encontrado.

Sobre o Consenge

Realizado de três em três anos, o Consenge orienta o papel da Fisenge nos temas sociais de interesse nacional. Neste ano, mais de 400 participantes foram inscritos. Eles representam cerca de 30 mil profissionais de sindicatos de todo o país. O 10º Consenge tem apoio do Confea, por meio de um convênio com a Fisenge, e é organizado por essa Federação e pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ).

Fonte: Confea

Assessoria de Comunicação do Crea-SE