Jorge Silveira destaca publicação sobre Gestão de Recursos Hídricos e parabeniza engenheiro civil pelo lançamento da obra

O livro resultado de um trabalho de estudos e pesquisa de dois anos traz uma reflexão sobre a gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas da França e do rio São Francisco.

O presidente do Crea-SE, engenheiro civil, Jorge Roberto Silveira recebeu na última sexta-feira (19) na sede do Conselho, o analista em Desenvolvimento da 4ª Superintendência Regional da Codevasf, o engenheiro civil Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira. A visita de cortesia teve por objetivo apresentar o livro da sua autoria intitulado “Luzes do Farol de Cordouan para o Rio São Francisco”, lançado recentemente.

A obra fruto de um trabalho de estudos e pesquisas de dois anos, homenageia a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) por seus 46 anos de existência e apresenta uma reflexão sobre a gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas da França e do rio São Francisco. “Nesta publicação apresento a retrospectiva histórica da Codevasf desde a Comissão do Vale e da Suvale, precursoras da irrigação no Brasil, o que a credenciou para a expansão da sua área de atuação para 36,6% do país, a ser designada como a operadora federal do Projeto de Transposição”, relata o autor.

Pres. do Crea-SE, Jorge Silveira recebe das mãos do engenheiro Carlos Hermínio um exemplar do livro “Luzes do Farol de Cordouan para o Rio São Francisco”.

Carlos Hermínio ressalta que o livro também traz o projeto de usos múltiplos, o Canal de Xingó, a ‘redenção’ do semiárido de Sergipe e Bahia. “O propósito desta obra é que a luz do farol de Cordouan, ilumine o Velho Chico, e que os temas tratados neste livro incrementem a revitalização do seu estuário, proporcionando melhores condições de vida aos ribeirinhos e a todos que dependem do uso racional e sustentável das suas águas”, enfatiza Carlos Hermínio, que na ocasião agradeceu o apoio do Crea-SE na divulgação do lançamento da obra e aproveitou para presentear o presidente do Conselho com um exemplar.

O presidente Jorge Silveira parabenizou o engenheiro, Carlos Hermínio pela obra, a qual definiu como sendo um trabalho técnico e altamente científico entre Brasil e França na área de gestão de recursos hídricos e reforçou que o Crea-SE está a disposição, no sentido de contribuir para divulgar e  ampliar as discussões sobre a questão. “A gestão sustentável do suprimento e da demanda de água envolve infraestrutura administrativa e de engenharia para sua conservação e uso eficiente”, ressaltou Jorge Silveira que na oportunidade, também parabenizou a Codevasf pelo trabalho realizado ao longo dos seus 46 anos de existência.

A importância do conteúdo do livro também foi destacada pelos gerentes do Crea-SE, Elaine Santana e João Pinto que prestigiaram a apresentação do autor.

Aquisição

Os profissionais registrados no Crea-SE podem adquirir o livro pelo valor especial de R$ 55 (Cinquenta e cinco reais). Confira or formulário para aquisição e os pontos de venda. Clique aqui!