CEP-SE: Itabaiana sedia primeiro encontro com o tema ‘Geotecnologias nas Engenharias ‘

Município de Itabaiana sedia primeiro encontro preparatório do CEP-SE.

CONFIRA MAIS FOTOS NO FACEBOOK DO CREA-SE

As atuais tecnologias utilizadas no sensoriamento remoto, aerolevantamentos, mapeamento móvel, drones e suas várias formas de pós-processamento de dados pautaram o primeiro dia de programação dos Encontros Preparatórios do 9º Congresso Estadual de Profissionais do Crea-SE. A abertura ocorreu no município de Itabaiana, reunindo na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS), profissionais da engenharia atuantes na cidade e região.

Evento realizado no IFS reúne profissionais da engenharia em torno de debates e propostas.

Ao abrir a programação, o presidente do Crea-SE, Engenheiro Civil Jorge Roberto Silveira fez uma breve explanação sobre as ações e  o papel do Conselho na sociedade e foi enfático ao destacar a importância das Engenharias, da Agronomia e das Geociências no crescimento econômico e na igualdade de oportunidades.

Presidente do Crea-SE, Engenheiro Civil Jorge Roberto Silveira

“Nosso objetivo com a realização dos eventos preparatórios é ouvir os profissionais da engenharia, conhecer suas ideias e propostas e ampliar as discussões para que juntos possamos contribuir de forma mais assertiva para a melhoria do Sistema Confea/Crea/Mútua e para a construção de políticas públicas com foco no desenvolvimento do país e em benefício da sociedade”, ressaltou o presidente do Crea-SE.

Este ano, o 9º CEP-SE, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de agosto, traz como tema central “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, tendo como eixos temáticos: Inovação Tecnológica, Infraestrutura e Atuação Profissional.

Nesse contexto, o primeiro dia de programação em Itabaiana trouxe como um dos principais assuntos em pauta, “Geotecnologias nas Engenharias: DRONES, LIDAR e Processamento de Imagens de Satélite em Nuvem”. O tema foi ministrado pelo Engenheiro Florestal Dr. André Quintão de Almeida.

Eng. Florestl, André Quintão

“Hoje, o processamento e a aplicação de informações geográficas tornam-se cada vez mais viáveis e estratégicos, graças ao avanço e ao maior acesso às tecnologias. Nesse sentido, as geotecnologias marcam presença nos mais diversos segmentos e possibilitam integrar uma variedade de dados de forma ampla e conectada”, ressalta André Quintão ao frisar que são ferramentas indispensáveis para o profissional da engenharia.

Clique aqui e fique por dentro do 9º CEP-SE.

Coord. do CEP-SE, Engenheira Química Helenice Garcia

Um dos pontos altos da programação foi à explanação sobre o 9º CEP.  A apresentação foi feita pela coordenadora da comissão organizadora do evento, Engenheira Química Helenice Garcia que explicou aos participantes sobre a dinâmica do Congresso; como os profissionais podem participar e como ocorre a escolha dos delegados que irão representar Sergipe no 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) que será realizado em outubro, em Goiânia (GO).

O primeiro dia dos Encontros Preparatórios foi prestigiado pela reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade

; o diretor geral do campus Itabaiana, José Rocha, além de professores e alunos. No evento, o prefeito de Itabaiana Adailton Resende Souza foi representado pelo Engenheiro Civil, Vinícius Moura Costa. Também prestigiaram o evento, o diretor geral da Mútua-SE, Engenheiro Civil e Segurança do Trabalho Ronald Vieira Donald que falou sobre a importância do evento e da contribuição dos profissionais com propostas para a melhoria do Sistema e a diretora financeira, engenheira agrônoma Solange Maria Souza da Silva, além dos conselheiros do Crea-SE, Carlos Alberto Souza e Helder Daniel.