Inovação Tecnológica : Vergalhões poliméricos para substituir o aço

Diretor de Marketing da VerGraf, Manoel Matias Neto afirma que incorporação do grafeno ao concreto é um dos maiores benefícios para o setor da construção civil

CONFIRA MAIS FOTOS NO FACEBOOK DO CREA-SE

Barra de polímeros reforçada com fibras, o produto inovador, que promete transformar a construção civil, já é uma realidade no mercado sergipano. A inovação tecnológica foi apresentada esta semana aos profissionais e empresas de engenharia durante encontro realizado no Sebrae, em Aracaju(SE),  sendo prestigiado pelo presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira.

O produto alternativo ao aço foi mostrado pelo o sócio e diretor de Marketing da VerGraf, Manoel Matias Neto, que conduziu a palestra com o engenheiro civil Guilherme Manfredini Bueno. Na ocasião, apresentaram as propriedades do material, às normativas para fazer o dimensionamento do projeto estrutural e alguns cases referentes a obras que já fazem uso de vergalhões poliméricos.

Engenheiro Civil Guilherme Manfredini fala sobre propriedades e benefícios do grafeno e fibra de vidro.

A incorporação do grafeno ao concreto é um dos maiores benefícios para o setor. Com essas palavras Manoel Matias iniciou sua apresentação destacando que os vergalhões, reforçados com grafeno e fibra de vidro, prometem revolucionar o segmento da construção civil por ser uma solução para um dos maiores problemas da construção civil, a corrosão em estruturas de aço.  “Entre as vantagens, pode ser citado que, além de ser mais resistente e mais leva que o aço, é resistente à corrosão e produtos químicos. Outro grande diferencial é a sustentabilidade, pois é um material muito menos invasivo à natureza”, afirma o diretor de Marketing da VerGraf.

Ao abordar as ‘Aplicações de Barras Poliméricas em Estruturas de Concreto Armado’, o engenheiro civil Guilherme Manfredini reforçou as vantagens que credenciam o produto a ser sucessor do aço. “Além de resistentes à corrosão, as barras poliméricas reforçadas com fibras de vidro e grafeno são quatro vezes mais leves que as de aço, fáceis de instalar, resistentes à tração e versáteis em qualquer projeto”, destacou Bueno, acrescentando outros benefícios: ampliação da vida útil da obra, maior produtividade e menores custos com mão de obra e manutenção”, disse ele.

Revolução Tecnológica

Presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira

Para o presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira o apoio a eventos como este é de fundamental importância por oportunizar a todos os profissionais da engenharia  informações e conhecimento sobre as inovações e  mudanças no mercado. “ É preciso estar atento as novidades, especialmente as revoluções tecnológicas na aplicação de materiais, a exemplo do grafeno, um produto que segundo estudos e pesquisas promete revolucionar a construção civil”, ressalta Silveira.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.