Fiscalização do Crea-SE aponta que edificação não possui ART

Na manhã desta terça-feira, uma equipe de fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) visitou o local da explosão  que provocou o desabamento parcial de uma casa adaptada para acomodação de pequenos apartamentos, no bairro Santo Antônio, zona norte de Aracaju. O acidente resultou em cinco mortes e 14 pessoas feridas. Durante a visita, os fiscais constataram que a edificação  não possui Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento necessário para atestar a legalidade  técnica, e assegurar que a execução ocorra sob a supervisão de um profissional habilitado.

A fiscalização também verificou que, no momento atual, não é possível identificar com exatidão, as causas do ocorrido sem uma minuciosa perícia. O fato exposto pela visita do Crea-SE destaca a importância crucial de contar com a expertise de profissionais da engenharia na concepção e execução de projetos e obras.

A ausência de um profissional habilitado, evidenciada pela falta da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), representa uma séria ameaça à segurança da sociedade, ensejando tragédias como esta. No ano passado, 262 pessoas foram autuadas em Sergipe por exercício ilegal da profissão, ressaltando a urgência de combater práticas irresponsáveis.

“O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) reforça seu compromisso em intensificar o combate a leigos executando trabalhos técnicos regulamentados por lei como exclusivos das engenharias, agronomia e geociências,  assegurando a fiscalização rigorosa e a promoção da importância vital de contar com profissionais qualificados em todas as etapas de projetos e construções. Este empenho visa resguardar a integridade das estruturas e, acima de tudo, a vida da população sergipana”, enfatiza o presidente do Conselho, engenheiro civil Dilson Luiz.