Fiscais do Crea-SE realizam vistoria em área de acidente no Santo Antônio

O Crea-SE em ação conjunta com a Defesa Civil de Aracaju e Polícia Científica participou nesta quarta-feira de vistoria no  local da explosão que causou o desabamento parcial de uma casa adaptada para acomodação de 48 cômodos,  no bairro Santo Antônio, em Aracaju.  O acidente resultou em seis mortes e 14 pessoas feridas.

No local, os fiscais do Conselho verificaram a situação da estrutura e agora aguardam o laudo dos demais órgãos envolvidos e as providências que serão tomadas, assegurando que os serviços a serem realizados na área sejam acompanhados por profissionais habilitados. No levantamento feito pelos fiscais, ficou constatada que o imóvel não possui Anotação de Responsabilidade Técnica, ou seja, desde a construção até as possíveis ampliações os serviços foram realizados por leigos e não por profissionais da engenharia.

A ausência de um profissional habilitado, evidenciada pela falta da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), representa uma séria ameaça à segurança da sociedade. É o que afirma o coordenador da Fiscalização do Conselho, Wlademir Lufran ao ressaltar que somente no ano passado, 103 pessoas foram autuadas em Sergipe pela fiscalização do Conselho por exercício ilegal da profissão, uma prática  considerada contravenção penal.

Denúncias

A fiscalização do Crea-SE reforça e alerta que a  realização de obras e serviços sem a supervisão de responsáveis técnicos deve ser denunciada. “A sociedade desempenha um papel crucial como agente fiscalizador, podendo nos ajudar bastante nesta missão de combater obras irregulares. A denúncia pode ser feita pelo canal da Ouvidoria (79) 3234-3028 ou pelo site do nosso site: www.crea-se.org.br.