Fiscalização detecta captações irregulares de água para abastecer grandes reservatórios em fazendas de Canhoba

Técnicos desligam bomba que captava água do riacho Cancelo, na fazenda Vinagre, em Canhoba (SE)
Técnicos desligam bomba que captava água do riacho Cancelo, na fazenda Vinagre, em Canhoba (SE)

No sertão sergipano, enquanto a população sofre com a seca e precisa tanto de água, em três fazendas a FPI flagrou captação ilegal no riacho Cancelo. A água era utilizada para abastecer grandes reservatórios de uso particular no município de Canhoba. Para captar água de riacho é necessário autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O município fica a aproximadamente de 100 km de Aracaju.

Na fazenda Chanchão, técnicos da Adema e da Semarh desligaram uma bomba que retirava água do riacho para formar um grande

Tanque particular na fazenda Chanchão, em Canhoba (SE)
Tanque particular na fazenda Chanchão, em Canhoba (SE)

tanque. Na fazenda Vinagre, a promotora de Justiça Rosane Gonçalves, que acompanhou a fiscalização, verificou que o proprietário usou sedimentos encontrados na área para barrar e elevar o nível do riacho a fim de facilitar a captação da água. Na fazenda Pocinhos havia duas bombas, movidas à energia elétrica, que fpi-canhoba03abasteciam dois imensos reservatórios. Nesse caso, de acordo com o responsável pela propriedade, os tanques eram usados para criação de peixes.

As três fazendas não possuem outorgas emitidas, em análise ou declaração de uso insignificante. Por isso, a Semarh advertiu os responsáveis e deu prazo para que a situação seja regularizada.

“As captações irregulares de água agravam a crise hídrica, visto que diminuem a vazão do riacho para que os fazendeiros armazenem água em tanques particulares”, explica a promotora Rosane Gonçalves.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.