Encontro de Geologia abre debate sobre valorização dos profissionais de Geociências em Sergipe

Presidente da Agese, Ângelo Silva

Nesta segunda-feira (26), foi aberta a programação do 1º Encontro de Geologia de Sergipe, promovido pela Associação Profissional dos Geólogos no Estado de Sergipe (Agese). O evento, que ocorre no auditório do Sebrae, em Aracaju, segue até quarta-feira (28) e conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE). Na solenidade, o presidente do Conselho, engenheiro Dilson Luiz, reforçou o compromisso em fortalecer as entidades de classe e as profissões que integram o Sistema Confea/Crea.

Ele afirmou que o Crea-SE tem um compromisso sólido com o fortalecimento das entidades de classe e reforçou a importância dessas instituições para o desenvolvimento das profissões e para a garantia da qualidade dos serviços prestados à sociedade. O presidente também pontuou ser fundamental que os profissionais se associem às suas respectivas entidades de classe, para que possam fortalecer sua representatividade.

Presidente do Crea-SE, Dilson Luiz

“A participação ativa dos profissionais da geologia na Associação Profissional dos Geólogos no Estado de Sergipe (Agese), por exemplo, é de suma importância para o crescimento e a representatividade da Associação. O engajamento desses profissionais fortalece a voz da categoria, permitindo que suas necessidades e demandas sejam ouvidas e atendidas de forma mais eficaz. Além disso, essa participação contribui para o desenvolvimento da geologia como ciência e para o avanço da profissão, promovendo a troca de conhecimentos, experiências e ações que beneficiam tanto os profissionais quanto a sociedade em geral”, avalia o engenheiro Dilson.

Para o presidente da Agese, Ângelo Silva, o 1º Encontro de Geologia de Sergipe é uma oportunidade única para incentivar a integração e valorização dos discentes e profissionais das geociências no estado. “Nosso objetivo é ir além da dinâmica do mercado de trabalho e promover discussões relevantes sobre novas tecnologias, desafios e inovações na atuação profissional. Acreditamos que, ao debatermos esses temas, contribuímos significativamente para o avanço e desenvolvimento da geologia em Sergipe, e ampliação da nossa representatividade”, disse Ângelo.

Diretor Administrativo da Mútua-SE, Flávio Goes

No Encontro de Geólogos, o diretor administrativo da Mútua, Flávio Góes, apresentou os benefícios da instituição aos profissionais presentes. Destacou-se a importância dos serviços oferecidos, como planos de saúde, previdência complementar e assistência social, que visam o bem-estar e a segurança dos associados. A Mútua também oferece benefícios voltados para o desenvolvimento profissional, como bolsas de estudo e financiamentos para cursos e eventos. Sua atuação visa apoiar e valorizar os profissionais das áreas de engenharia, agronomia e geociências.

Homenagens

Homenagem a Danilo Monteiro

Um dos pontos altos do primeiro dia de programação foi a homenagem a um dos professores precursores da geologia no estado de Sergipe, Luís Carlos Fontes, especialmente por sua contribuição para os estudos relacionados à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Outra homenagem foi destinada ao conselheiro e coordenador da Comissão de Ética dos do Crea-SE, Danilo Monteiro, em reconhecimento à sua destacada atuação. “Essas homenagens ressaltam a importância desses profissionais para o desenvolvimento da geologia em Sergipe e para a valorização da profissão”, ressalta Ângelo.