Crea-SE prestigia lançamento do Guia de Avaliadores e Peritos de Engenharia

DSCN2185O Conselho Regional de Engenharia Agronomia (Crea-SE) vai encaminhar  ao Colégio  Presidentes do DSCN2265 Sistema Confea/Crea proposta para atualizar a Resolução 218/73 ( que trata das atividades, atribuições e competências das diversas modalidades de Engenharia). A medida é em apoio ao Instituto Sergipano de Avaliações e Perícias de Engenharia de Sergipe (IBAPE) que luta para que as avaliações e perícias sejam realizadas somente por profissionais especializados no assunto.

O anúncio foi feito na quinta-feira (30/7) pelo presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende durante DSCN2208solenidade de lançamento da primeira edição do Guia de Avaliadores e Peritos de Engenharia. “É preciso aprofundar o conhecimento e a compreensão do papel DSCN2190dos profissionais e as suas atribuições legais, frente às profundas transformações no mundo do trabalho, particularmente das profissões de base tecnológica”, afirma ele.

A presidente do IBAPE-SE, Ignêz Melo Souto destaca que o trabalho dos peritos tem grande importância em processos judiciais, pois auxilia os juízes na tomada de decisões, a partir de laudos técnicos fundamentados.  Ela também ressalta que DSCN2194os especialistas realizam inspeções prediais para a prevenção de acidentes nas edificações, fazem avaliações de imóveis e cálculos em casos de questões contratuais em diversos setores na engenharia e que, diante DSCN2201da complexidade e da responsabilidade, são atividades que devem ser realizadas por profissionais capacitados e especializados no assunto.

“A Resolução 218 assegura que o profissional de engenharia independentemente de ter especialização ou não na atividade pode fazer avaliação e pericia. Não estamos de acordo”, afirma Ignêz.

Lançamento

DSCN2198O lançamento do Guia de Avaliadores e Peritos de Engenharia é mais uma ferramenta na luta pela valorização dos profissionais associados ao IBAPE-SE, DSCN2258hoje num total de 52. É o que explica a presidente da instituição ao acrescentar que a publicação traz a listagem dos profissionais com indicação das principais atividades ou áreas de atuação de cada um.

O guia também disponibiliza o Regulamento de Honorários para as atividades de perícias de Engenharia. “O objetivo é estabelecer o valor mínimo da remuneração do profissional para que o trabalho seja realizado dentro de um tempo DSCN2196mínimo necessário, assegurando assim a qualidade do laudo e das informações nele contidas, enfatiza Ignêz Melo”, disse ela.

Para o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende , o Guia do IBAPE-SE retrata que DSCN2230a valorização profissional de seus associados é um objetivo da diretoria. Além de mostrar a obrigatoriedade da habilitação legal para o exercício das atividades de avaliações e perícias de engenharia. 

A solenidade de lançamento foi prestigiada pelos associados DSCN2239e profissionais de engenharia das mais diversas modalidades. Também estiveram presentes, o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos; a presidente da Empresa Municipal de Urbanização, Maria Socorro; o presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), Naum Araújo; o presidente do Sindicato dos Engenheiros de Sergipe (Senge) , Rosivaldo Ribeiro Santos.

O gerente regional da Caixa Econômica Federal, Marco Antônio Queiroz representou a Superintendência da CEF. A presidência da Ordem dos Advogados do Brasil foi representada pelo advogado Carlos Alberto Monteiro. A Secretaria de Infraestrutura foi representada por Gilvan Sandes.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.