Crea-SE participa do XVI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial

_MG_9024 (1)
Autoridades compõem a mesa diretiva dos trabalhos. Destaque para o presidente do Crea-SE, Eng. Agr. Arício Resende Silva, que foi convidado para participar do ato solene

A abertura solene do XVI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (XVI Conemi), realizada na noite desta terça-feira (28/9) reuniu 108 participantes no Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). O evento foi promovido pelo Crea-GO em parceria com a Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi) e a Associação  Brasileira dos Engenheiros Mecânicos – Seção Goiás (Abemec Goiás), no campus Goiânia do IFG.

O XVI Conemi tem o objetivo de divulgar trabalhos de profissionais, pesquisadores e estudantes, através da exposição de trabalhos científicos; fortalecer a relação indústria/academia, incentivando possíveis parcerias e intercâmbios pessoais; e apresentar, além de conteúdo técnico, tópicos relacionados às áreas de economia, mercado, administração, logística e demais áreas afins, que sejam de interesse geral, apresentando novas tecnologias.

     Abertura – A mesa diretiva da solenidade de abertura contou com a participação do presidente da Fenemi e coordenador-geral do XVI Conemi, Eng. Mec. Jorge Nei Brito que, em sua oportunidade, reforçou a importância do Congresso. “Primeiro, um evento como este dá visibilidade a todos – temos aqui diversas autoridades de vários estados que certamente levarão para frente toda essa leitura que estão fazendo aqui. Além disso, é importante também porque traz alguns temas que possivelmente não foram oferecidos aqui, até porque a engenharia mecânica em Goiás é muito nova. Estamos oferecendo 13 minicursos com especialistas de temas muito interessantes”, afirmou.

     Já o conselheiro federal por Goiás, Eng. Mec. Paulo Roberto Lucas Viana, representante do Confea à mesa, cumprimentou a todos e agradeceu ao apoio recebido para a realização do Congresso. O conselheiro ainda aproveitou para lembrar aos estudantes presentes da importância de uma ação política na área da Engenharia Mecânica. “Nós, engenheiros, somos muito dispersos, especialmente os engenheiros mecânicos. Entramos nas fábricas e empresas e nos fechamos no nosso casulo do dia a dia e esquecemos que temos uma estrutura que tecnicamente deveria nos defender e muitas vezes falha”, destacou, afirmando que os sindicatos e associações, especialmente a Abemec Goiás, precisam de ajuda, “principalmente de sangue novo”.

     O conselheiro coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica do Crea-GO, Eng. Mec. Aldo Muro Júnior, no ato representando o presidente do Conselho, Eng. Francisco Almeida, também agradeceu a todos os apoiadores do evento e também destacou  a importância da participação política de engenheiros. “O engenheiro, de maneira geral, não participa da vida política que nós precisamos participar. Muitas vezes, vejo que nossos alunos sequer conhecem o que é o Sistema Confea/Crea”, frisou, explanando sobre as principais funções dos conselheiros. Ao fim de sua fala, Aldo deu as boas-vindas a todos e desejou “que os trabalhos sejam profícuos”.

_MG_9052
Presidente do Crea-SE, Arício Resende

     O presidente do Crea-SE, Eng. Agr. Arício Resende Silva, que também compôs a mesa, em sua oportunidade afirmou: “Acho importante esse tipo de congresso por entender que a engenharia é uma ciência e que cada vez mais necessitamos de conhecimento, conquistado através de discussões sobre os princípios de nossas tecnologias, que deve ser compartilhadas, cada vez mais, sempre em benefício da sociedade como um todo”. O presidente ainda ressaltou o trabalho do Crea-SE “não só no sentido de melhorar e agregar conhecimento nas diversas modalidades pertinentes ao Sistema, mas principalmente na questão da Engenharia Mecânica, porque ela tem que ser potencializada e tem que mostrar para a sociedade que é importante e necessária para a vida de todos nós”.

     O coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI), Eng. Mec. Waldimir Teles Filho, aproveitou a oportunidade para parabenizar o presidente da Fenemi, Jorge Nei, assim como aos outros organizadores, pela realização do evento. “A CCEEI está honrada de participar deste evento. Desde já parabenizo e desejo a todos um bom Congresso.” Já o presidente da Abemec Goiás, Eng. Mec. e Seg. Trab. Juarez Batista de Faria, afirmou receber a todos com grande satisfação e ainda que “a classe precisa começar a se mobilizar para realizar mais eventos semelhantes”.unnamed

     O conselheiro do Crea-RS Miguel Núñez, diretor da Mútua-RS, representando o diretor-geral da Casa de Assistência, Gilmar Piovezan, assim como das Mútuas de todo o País, saudou a todos e desejou “que o evento seja proveitoso, e que vocês tenham êxito no que vieram buscar aqui”. O chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas 4 do IFG, téc. em Telecomunicações Hipólito Barbosa Filho, afirmou esperar que “os participantes do evento aproveitem o máximo possível e que possamos estabelecer laços profissionais e científicos com os palestrantes e instrutores”.

     Por fim, o diretor-geral do campus Goiânia do IFG, Alexandre Silva Duarte, que no ato representou o reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva, destacou a importância da realização do Conemi nas instalações do instituto e destacou: “É uma honra receber o XVI Conemi aqui e permanecemos de portas abertas para realizar qualquer tipo de evento no IFG que seja importante para nós e para vocês.” O coordenador do curso de Engenharia Mecânica do IFG, Vinícius Carvalhaes, que também fez parte da mesa diretiva do evento, mas não fez uso da palavra.

– O presidente do Crea-SE, Arício Resende Silva; o conselheiro Federal, Paulo Roberto Lucas Viana; e o presidente da Fenemi e coordenador-geral do Congresso, Jorge Nei Brito; estavam entre os profissionais da área tecnológica que participaram da abertura do XVI Conemi, em Goiânia
– O presidente do Crea-SE, Arício Resende Silva; o conselheiro Federal, Paulo Roberto Lucas Viana; e o presidente da Fenemi e coordenador-geral do Congresso, Jorge Nei Brito; estavam entre os profissionais da área tecnológica que participaram da abertura do XVI Conemi, em Goiânia

  Palestra técnica – Logo após a abertura solene, o Eng. Mec. Paulo Henrique Manoel ministrou a palestra “Evolução e Futuro da Manutenção Mecânica” aos presentes. Em sua fala, o palestrante discorreu sobre “a evolução da indústria de manutenção, com foco na indústria 4.0, que é a evolução da internet das coisas e da integração de todos os dispositivos móveis através de uma única plataforma, via internet ou via rede”, conforme explicou. Para o Paulo Henrique, um evento como o XVI Conemi é importante para passar para a área da engenharia, de estudantes à indústria, o que está vindo de novidade no mercado. “Muitas vezes as indústrias que estão buscando cada vez mais eficiência de ativos conseguem aqui dividir conhecimento com um grupo de estudantes que começa a entrar no mercado de trabalho. Isso é muito importante”, afirmou.

     O XVI Conemi, que segue até o dia 30 de setembro com programação que conta com minicursos, palestras técnicas e apresentação de trabalhos, tem ainda o apoio da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas – Mútua, do Confea e do IFG. Também apoiam o Congresso, o Clube de Engenharia de Goiás (Ceng), a Associação Brasileira de Engenharia Elétrica (ABEE), as Faculdades Alves Faria (Alfa) e o Hotel Plaza Inn Paineira.

Crédito das fotos: Brunno Falcão

Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.