Crea-SE participa de reunião sobre processo de internacionalização da Universidade Tiradentes

A convite do reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchoa de Mendonça, o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo, Arício Resende Silva participou, na última segunda-feira (16),  de reunião  com reitores e ex-reitores de universidades europeias de cinco países – Letônia, Bulgária, Inglaterra, Noruega e Portugal –. A reunião realizada no campus Unit Farolândia, na capital sergipana, faz parte do processo de internacionalização da Unit.

 Nessa etapa, os representantes de universidades europeias buscam entender a importância da Universidade Tiradentes para Sergipe; como as entidades recebem os egressos da instituição de ensino e de que forma a UNIT interage com as entidades, a partir de convênios e prestação de serviços. A junção das informações é a base para a emissão da Certificação Europeia de Garantia da Qualidade do Ensino Superior, validada pela European University Association (EUA) – há 20 anos creditando a qualidade de universidades pelo mundo.

Para o presidente do Crea-SE, Arício Resende esse processo representa um avanço que poderá equiparar a

Presidente do Crea-SE, Arício Resende

qualidade de ensino da UNIT às instituições europeias mundialmente reconhecidas. “É com muito orgulho e responsabilidade que o Crea-SE participa desse processo, o qual traz  nova perspectiva da educação no estado de Sergipe’, afirma o presidente do Conselho ao ressaltar que a Universidade Tiradentes é a primeira instituição de ensino superior particular do Brasil a buscar a Certificação Europeia de Garantia da Qualidade do Ensino Superior.

 “Chegarmos ao nível de melhores universidades do mundo é motivo de orgulho. Não estamos preocupados em sermos a maior, mas a melhor universidade do Brasil. Estamos muito felizes em receber os representantes da EUA, pois têm compromisso com qualidade, são exigentes por excelência, e esse certificado vai proporcionar orgulho não somente aos alunos e egressos, mas aos colaboradores e professores por contribuírem em um processo tão relevante na nossa história”, considera o magnífico reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça.

De acordo com o coordenador do grupo estrangeiro e professor da Universidade do Porto, José Cabral, esse é um processo que tem três etapas: autoavaliação, seguido de avaliação e finalizado com a recomendação. “Este é um programa que tem 20 anos, atua como um apoio para o desenvolvimento da universidade, pois estudamos e avaliamos suas pretensões para o futuro. Nossa equipe é multidisciplinar, composta por membros de cinco países que trazem experiências diversas de avaliação institucional universitária. Na prática, o que fazemos é sermos amigos críticos que ajudam a universidade a repensar alguns de seus processos e melhorá-los, em busca da excelência de ensino”, explica.

Ainda segundo o avaliador de origem portuguesa, com o relatório solicitado nesse primeiro momento, a comissão pôde entender como a Unit funciona e se organiza. “Na segunda visita do nosso grupo que acontecerá em setembro, poderemos fazer as primeiras recomendações em relação ao que se pretende para futuro da Unit. É um processo de autoavaliação, avaliação e recomendação, portanto, não se trata de uma norma”, informa José Cabral.

Certificação europeia

O assessor de projetos de internacionalização do Grupo Tiradentes, professor doutor José Fernandes de Lima, explica que a comitiva de representantes de universidades europeias, em visita ao campus Unit Farolândia, vai avaliar os procedimentos, e com essa avaliação, poderá emitir uma certificação internacional.

“Os representantes já conversaram com pró-reitores, alguns servidores, estudantes, e com representantes da sociedade. O objetivo dos encontros é entender a importância da universidade para o estado, como as entidades recebem os egressos da Unit, como a universidade interage com essas instituições a partir de convênios e prestação de serviços. A junção de todas essas informações irá permitir a emissão da certificação”, informa.

Internacionalização

Para o superintendente geral do Grupo Tiradentes em exercício, Saumineo Nascimento, a internacionalização da Universidade Tiradentes consolida o processo em andamento. “Esta certificação que buscamos é uma demonstração do processo de internacionalização que o Grupo Tiradentes vem realizando. Já inauguramos ano passado o Instituto Tiradentes, em Boston, nos Estados Unidos; atualmente há profissionais estrangeiros realizando estágio de pós-doutoramento na Unit e tudo isso faz com que aqueles que têm diploma da Unit ampliem seus saberes. Todo esse processo dá condições de o egresso da Unit ter capacidade de trocar ideias com profissionais do mundo inteiro, habilitando-o a trabalhar em qualquer lugar”, explica o superintendente geral.

 C/ informações da Ascom-UNIT

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.