Crea-SE investe no fortalecimento das entidades de classe

DSC_0994
Arício Resende, presidente do Crea-SE; Naum Araújo, presidente da AEASE; Antônio Carlos Magalhães, presidente da ABEMEC-SE e Rosivaldo Ribeiro, presidente do SENGE-SE

A integração entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) entidades de classe e profissionais da capital e do DSC_1009interior, além de toda a sociedade é uma das metas da gestão do presidente do Crea, engenheiro agrônomo, Arício Resende.  Com esse objetivo tem desenvolvido diversas ações como incentivo financeiro para promoção de palestras; cursos; elaboração de cartilhas, panfletos; fiscalização intensiva do exercício profissional e medidas específicas para fortalecer e valorizar a Engenharia em todo o Estado.

Dentro desse contexto, nesta quarta-feira (29/4) o Crea apoiou e incentivou a realização de uma importante palestra voltada para os profissionais de Engenharia, mas especificamente para os engenheiros mecânicos.  “Elevadores de Passageiros e de Carga’ foi o tema ministrado pelo engenheiro.

IMG_0265
Presidente do SENGE-SE, Rosivaldo Ribeiro e Wilson Luciano Souza, professor do nDep. de Engenharia Mecânica da UFS

O palestrante também chamou a atenção para a importância da manutenção desses equipamentos como uma ação preventiva de evitar acidentes. “O Brasil ainda detém um número expressivo

engenheiro mecânico, Fernando Antônio Porto Gusmão

de acidentes na Construção Civil e grande parte causado por elevadores”, afirma ao lembrar que após o grave acidente que matou nove operários há quatro anos na Bahia, muitas medidas de segurança foram tomadas.

Na palestra destacou ainda a necessidade de modernizar os elevadores condominiais. “Elevadores com tempo de uso muito grande e com manutenção inadequada podem trazer sérios riscos aos usuários. Os problemas mais comuns são abertura das portas com o elevador em movimento, mau contato nas botoeiras da cabina ou dos andares, desnível entre a cabina e o pavimento durante as paradas e defasagem dos cabos, que podem se romper.”, alerta o engenheiro mecânico.

IMG_0268
Presidente do Crea-SE, Arício Resende e o presidente da AEASE, Naum Araújo

IMG_0279De acordo com o presidente do Crea-SE muitas ações estão sendo promovidas, principalmente para garantir que as entidades de classe tenham condições financeiras de executar seus projetos e atividades. “Graças a Resolução 1.053 as entidades tem direito a receber 10% do valor da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) arrecadada. Os recursos devem ser utilizados para atividades de aperfeiçoamento do exercício profissional, entre elas, palestras, seminários e oficinas”, disse Arício.

Para isso é preciso que o profissional no ato de preenchimento da ART indique para qual entidade deve ser repassado o valor. Independentemente, o Crea vai criar um Fundo Institucional para garantir os repasses. “Nosso objetivo é que essas ações fortaleçam as entidades de classe e, em consequência gerem benefícios para os profissionais do Sistema”, afirma o Presidente.

IMG_0251As ações do Crea-SE são reconhecidas pelo presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos/ SE (ABEMEC-SE), Carlos Antônio IMG_0250 de Magalhães. “Esse apoio é fundamental e reflete a importância da união de todos que fazem o Sistema Confea/Crea na busca da qualificação dos profissionais de Engenharia. A gestão atual do Crea-SE não mediu esforços para que a ABEMEC realizasse esse evento”, disse Magalhães.

Além de estudantes e profissionais das diversas modalidades da Engenharia, também participaram da palestra o presidente da Associação de Engneharia Agrônoma de Sergipe (AEASE), Naum de Araújo; o presidente do Sindicato dos Engenheiros de Sergipe, Rosivaldo Ribeiro e o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Sergipe UFS), Wilson Luciano Souza.