Crea-SE investe no fortalecimento das entidades de classe

DSC_0994
Arício Resende, presidente do Crea-SE; Naum Araújo, presidente da AEASE; Antônio Carlos Magalhães, presidente da ABEMEC-SE e Rosivaldo Ribeiro, presidente do SENGE-SE

A integração entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) entidades de classe e profissionais da capital e do DSC_1009interior, além de toda a sociedade é uma das metas da gestão do presidente do Crea, engenheiro agrônomo, Arício Resende.  Com esse objetivo tem desenvolvido diversas ações como incentivo financeiro para promoção de palestras; cursos; elaboração de cartilhas, panfletos; fiscalização intensiva do exercício profissional e medidas específicas para fortalecer e valorizar a Engenharia em todo o Estado.

Dentro desse contexto, nesta quarta-feira (29/4) o Crea apoiou e incentivou a realização de uma importante palestra voltada para os profissionais de Engenharia, mas especificamente para os engenheiros mecânicos.  “Elevadores de Passageiros e de Carga’ foi o tema ministrado pelo engenheiro.

IMG_0265
Presidente do SENGE-SE, Rosivaldo Ribeiro e Wilson Luciano Souza, professor do nDep. de Engenharia Mecânica da UFS

O palestrante também chamou a atenção para a importância da manutenção desses equipamentos como uma ação preventiva de evitar acidentes. “O Brasil ainda detém um número expressivo

engenheiro mecânico, Fernando Antônio Porto Gusmão
engenheiro mecânico, Fernando Antônio Porto Gusmão

de acidentes na Construção Civil e grande parte causado por elevadores”, afirma ao lembrar que após o grave acidente que matou nove operários há quatro anos na Bahia, muitas medidas de segurança foram tomadas.

Na palestra destacou ainda a necessidade de modernizar os elevadores condominiais. “Elevadores com tempo de uso muito grande e com manutenção inadequada podem trazer sérios riscos aos usuários. Os problemas mais comuns são abertura das portas com o elevador em movimento, mau contato nas botoeiras da cabina ou dos andares, desnível entre a cabina e o pavimento durante as paradas e defasagem dos cabos, que podem se romper.”, alerta o engenheiro mecânico.

Apoio

IMG_0268
Presidente do Crea-SE, Arício Resende e o presidente da AEASE, Naum Araújo

IMG_0279De acordo com o presidente do Crea-SE muitas ações estão sendo promovidas, principalmente para garantir que as entidades de classe tenham condições financeiras de executar seus projetos e atividades. “Graças a Resolução 1.053 as entidades tem direito a receber 10% do valor da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) arrecadada. Os recursos devem ser utilizados para atividades de aperfeiçoamento do exercício profissional, entre elas, palestras, seminários e oficinas”, disse Arício.

Para isso é preciso que o profissional no ato de preenchimento da ART indique para qual entidade deve ser repassado o valor. Independentemente, o Crea vai criar um Fundo Institucional para garantir os repasses. “Nosso objetivo é que essas ações fortaleçam as entidades de classe e, em consequência gerem benefícios para os profissionais do Sistema”, afirma o Presidente.

IMG_0251As ações do Crea-SE são reconhecidas pelo presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos/ SE (ABEMEC-SE), Carlos Antônio IMG_0250 de Magalhães. “Esse apoio é fundamental e reflete a importância da união de todos que fazem o Sistema Confea/Crea na busca da qualificação dos profissionais de Engenharia. A gestão atual do Crea-SE não mediu esforços para que a ABEMEC realizasse esse evento”, disse Magalhães.

Além de estudantes e profissionais das diversas modalidades da Engenharia, também participaram da palestra o presidente da Associação de Engneharia Agrônoma de Sergipe (AEASE), Naum de Araújo; o presidente do Sindicato dos Engenheiros de Sergipe, Rosivaldo Ribeiro e o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Sergipe UFS), Wilson Luciano Souza.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.