Crea-SE inicia nesta terça-feira fiscalização em hospitais de Sergipe

A partir desta terça-feira (5), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) inicia  mais uma ação fiscalizatória nos hospitais públicos e privados de Sergipe. A data é marcada como sendo o dia ‘D’ da operação por ser realizada simultaneamente por todos os Creas da região Nordeste.

A ação tem por objetivo combater o exercício ilegal da profissão nos casos da instalação e manutenção de máquinas e aparelhos utilizados diariamente por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos radiologistas, entre outros, além de pacientes.

De acordo com o Coordenador de Fiscalização do Crea-SE,  Floro Alves de Araújo Júnior,  esse é um novo ciclo do trabalho iniciado ano passado, quando todas as 46 unidades hospitalares (públicas e privadas) de Sergipe foram visitadas pelos fiscais. Nessa operação que começa terça-feira, a ação  vai ocorrer por etapas durante todo o ano. A fiscalização vai verificar se as empresas prestadoras de serviço possuem registro no Conselho, se os profissionais responsáveis têm atribuições para tais serviços e se emitiram suas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs).

“Os fiscais também vão averiguar se há, nas unidades hospitalares, responsável técnico legalmente habilitado nos serviços de instalação e manutenção de sistemas de ar condicionado, geradores de energia, caldeiras, aparelhos eletromecânicos, de hemodiálises, ultrassonografia, equipamentos de diagnóstico por imagem como ressonância magnética (MRI), vasos de pressão, equipamentos de combate a incêndio, médico-hospitalares, dentre outros”, complementa Floro.

O Coordenador reforça que a  engenharia está presente em nosso dia a dia e em diversos setores, inclusive nos hospitais, onde a atuação do profissional habilitado é necessária. “Nessa ação, o papel do Conselho é verificar, orientar e fiscalizar as atividades dos profissionais da engenharia no ambiente hospitalar com o objetivo de combater as práticas ilegais e, com isso, garantir mais segurança aos pacientes e a sociedade em geral”, afirma Floro ao destacar que o dia “D” da fiscalização nos hospitais foi criado pelo Fórum de Presidentes dos Crea’s da Região Nordeste como forma de unificar as ações de fiscalização dos Conselhos.