2º ENAPAR: Crea-SE discute propostas e contribui para elaboração de plano de trabalho

Confira mais fotos no Facebook do Confea

Durante dois dias, presidentes e assessores parlamentares dos Creas participaram, em Brasília, do 2º ENAPAR-Encontro Nacional de Assessoria Parlamentar do Sistema Confea/Crea. O alinhamento das ações estratégicas junto ao Congresso Nacional e, também, junto às bancadas de cada estado nortearam as discussões e a elaboração do plano de trabalho que será desenvolvido em conjunto com o objetivo de otimizar as atividades da Agenda Parlamentar do Sistema.

Para o presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira a realização do Enapar é de fundamental importância para o planejamento de uma ativa participação do Sistema Confea/Crea no Congresso Nacional e, também, junto aos representantes políticos de cada Estado. “Sem dúvida, a participação de todos os Creas é decisiva para as discussões e elaboração de pautas de interesse da Engenharia, Agronomia e Geociências junto aos legisladores no âmbito federal, estadual e municipal. O Encontro trouxe um abordagem muito rica, e também reflexiva, sobre as ações já realizadas e os próximos passos a serem dados para que o Sistema tenha, cada vez mais, voz dentro do cenário político do país”, avalia Jorge Silveira.

Presidente do Crea-SE, Jorge Silveira: “O presidente Joel mudou esse formato, e tem dado certo. Estamos não só nos defendendo, mas também atacando as entidades que nos afrontam”

“Eu gostaria de enaltecer a importância da assessoria parlamentar em qualquer organização, seja pública ou privada ou estatal. O destino das empresas, das pessoas, está sujeito à lei. E as leis estão ali, no Congresso Nacional. O tempo de tramitação de um projeto de lei nunca é tão rápido. O setor interessado tem que acompanhar. Lobby era considerado desonesto, mas é legítimo acompanhar os interesses de quem você representa. Temos aqui representantes dos 27 estados, nosso Sistema tem que agir em uníssono, coordenado. A única forma de conseguirmos isso é reunir. Eu sempre participei do Sistema, cheguei a presidir o Sinduscon-DF e acompanhei a nova Lei de Licitações que já está em vigor. Enquanto presidente do Sinduscon, acompanhei e tive algumas dificuldades. Tinha comissões sem nenhum parlamentar do Distrito Federal. Espero que a gente possa colher os resultados nesse e nos próximos encontros, já que a atividade parlamentar não tem fim: ela vai embora e a gente tem que acompanhar”, discorreu o presidente em exercício do Confea.

Presidente em exercício do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta

Superintendente de Integração do Sistema, o eng. civ. Osmar Barros Júnior considerou que “em ano de eleições gerais, este Encontro vem tratar da atuação estratégica nas relações governamentais e pretende traçar um plano estratégico para o futuro. Parabéns à equipe da Apar pela escolha dos temas. Teremos dois dias de trabalhos pesados, mas com resultados satisfatórios”.

Superintendente de Integração do Sistema, eng. civ. Osmar Barros Júnior

Empenho e resultados 

O assessor José Maria Soares agradeceu o empenho dos presidentes de Creas que conseguiram constituir assessorias parlamentares, o que permitiu essa interação. “Já é o segundo Enapar, e essa mobilização deu resultados no Café & Política, realizado no Encontro de Líderes Representantes do Sistema, no início do ano. Avaliar os resultados do Café & Política, ouvir as dificuldades ao longo do processo e entender as dinâmicas e as melhorias a serem incorporadas é o objetivo deste novo encontro”, relatou, agradecendo o empenho e a mobilização realizada pela presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa, no primeiro Encontro e no Café & Política.

Assessor parlamentar do Confea José Maria Soares

José Maria acrescentou que há necessidade de o Sistema ser propositivo. “Éramos até pouco tempo muito reativos”, disse. “Acho pertinente que a assessoria parlamentar seja comunicada das visitas a parlamentares para alinhar os projetos que esses mesmos parlamentares tenham e em quais é possível evidenciar como aderentes às pautas deles, mostrando os projetos que eles atuam e oferecendo subsídios. Via de regra, tem-se ido de mãos vazias, não levando nenhum tipo de proposta. A interlocução pode ser muito mais ativa. Temos um sistema informatizado que nos permite visitar os parlamentares com essas propostas. Deixamos de ficar presos a uma proposta apenas. Outra coisa é que o Sistema está aprendendo a negociar, fazer a composição. Nem sempre tem a percepção de ceder e de incorporar algumas questões”, considerou.

Assessora parlamentar Denise Castro

A assessora parlamentar Denise Castro disse que os assessores presentes têm protagonismo nas ações da área. “Precisa desse apoio dos regionais onde há o relacionamento com as bases e é possível dialogar e propor as soluções técnicas. Dois aspectos onde houve avanços: a rede de relacionamentos, onde o Café & Política mostrou a importância do setor, e a expertise técnica para discutir as pautas, que são importantes para o desenvolvimento regional e nacional”.

Denise mencionou que, após o Café & Política, o Sistema procurou parlamentares para oferecer subsídios e muitos disseram que os Creas estão oferecendo essas contribuições. “Há uma lacuna técnica para projetos do governo federal e para a atuação dos parlamentares. O que falta é a gente alinhar estrategicamente para que consigamos alcançar essas ações. Juntos somos mais fortes. Esse reconhecimento das profissões da Engenharia e da Agronomia vai acontecer e a grande ponte para que isso aconteça são os assessores parlamentares”.

Assessor parlamentar Guilherme Cardozo

Também assessor, Guilherme Cardozo considerou que a grande missão da atuação das assessorias parlamentares é trazer a renovação. Segundo ele, o CNP está completando 30 anos, quando a capacidade de mobilização do Sistema era maior. “Estamos com um trabalho forte nas assessorias parlamentares para sermos ouvidos. Nós é que detemos essa expertise técnica e que vamos levar através das assessorias em diálogo com as coordenadorias de câmaras e outros fóruns. É importante alinharmos, desde o Oiapoque ao Chuí. É importante para que essa massa do Sistema repercuta principalmente perante a sociedade que precisa sentir e ver a importância das nossas profissões para o desenvolvimento do país”.

Cenário e comunicação

Assessor parlamentar Walter Bittar

Outro integrante da assessoria parlamentar do Confea, Walter Bittar comentou que, no primeiro Enapar, foi desenvolvida uma análise de cenário do Sistema Confea/Crea e Mútua para a sociedade e as instituições políticas. Segundo o assessor, a atuação parlamentar requer todo um planejamento estratégico institucional, relacionado à comunicação, ao marketing. “A tendência é que a área de relações institucionais esteja trabalhando com comunicação e marketing. Precisamos pensar na imagem institucional como um todo”.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.