Crea-SE forma comissão para vistoria técnica nas instalações do Hospital Cirurgia

d7460643-d785-4227-b5f5-6f3d6817e9e6O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) instalou uma comissão para vistoriar e avaliar a atual situação da Fundação de Beneficência Hospital Cirurgia. A medida tem por base relatório feito pela Energisa, o qual aponta diversas irregularidades na subestação consumidora que atende a unidade hospitalar. O relatório aponta que o sistema elétrico é crítico e oferece riscos de acidentes às 49ec14b6-763d-4af0-8c3a-4036f101eeb7pessoas, de incêndio devido ao nível de sobrecarga de equipamentos e cabos elétricos, além de possibilidade de pane definitiva de todo o sistema, podendo deixar o hospital sem fornecimento de energia por tempo indeterminado.

Segundo o gerente de Medição e Combate a Perdas da Energisa, Willian Barroso, a situação é preocupante. “A população está vulnerável ao risco de acidente eminente naquele local. A subestação possui problemas como falta de disjuntores de proteção, quadros de distribuição abertos, transformadores instalados em local inadequado e ainda outros problemas técnicos. A situação contraria todas as Normas Técnicas e Normas de Segurança” reforça ele.

Willian Barroso destaca ainda que o Hospital já havia sido notificado pela Energisa das irregularidades em uma inspeção de rotina realizada em 2014. Em uma nova vistoria ocorrida no dia 25 de outubro do ano passado foi verificado que os problemas permaneciam. “O Hospital agora nos apresentou um projeto para construção de uma nova subestação, mas diante do que aconteceu com a primeira notificação, em que nenhuma providência efetiva foi tomada, notificamos os demais órgãos para que tomassem conhecimento da situação emergencial e para que nos ajudem na resolução desse problema”, ressaltou.

7a5aee79-7b18-4490-8c97-5ee7dccebd9bSegundo o diretor do Hospital Cirurgia, Gilberto dos Santos, as irregularidades apontadas já em 2014 não foram solucionadas por falta de recursos financeiros, mas que agora aguarda a aprovação do projeto pela Energisa para iniciar a construção da nova subestação. “Assim que o projeto for liberado, daremos início à execução do projeto, o que deverá durar cerca de 30 dias, levando em consideração execução da obra e a compra de materiais. Durante a transferência da atual subestação para a que será construída, utilizaremos geradores. Este trabalho deverá durar apenas um dia, sem nenhum prejuízo ao funcionamento do hospital”, destacou.

Vistoria

9ea51c3d-c83e-45fb-ab8a-59eab7629636A situação da unidade hospitalar e o relatório foram apresentados durante reunião ocorrida na última terça-feira com representantes do Crea-SE; da Energisa; Corpo de Bombeiros; Defesa Civil e do Cirurgia. O presidente do Crea-SE, Arício Resende afirma que o Conselho vai colaborar no que for necessário para resolução dos problemas apontados. “A Comissão formada por engenheiros vai fazer uma vistoria e um laudo técnico não somente da parte elétrica. Vamos avaliar também a parte estrutural e de segurança”, afirmou.

“É extremamente importante que Corpo de Bombeiros possa contar com o apoio de parceiros tão importantes como o Crea-SE, que prontamente atendeu a nossa solicitação, e vem somando esforços para que tenhamos o problema resolvido. Diante do que foi apresentado na reunião, iremos acompanhar a construção da nova subestação, garantindo que esteja dentro das normas exigidas pelos órgãos fiscalizadores”,  pontuou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, cel. Eduardo Pereira.

O gerente de planejamento da Defesa Civil, ten. Cel. Alexandre Alves, considerou a reunião positiva.  “Todas as medidas necessárias para obtermos êxito nesta ação serão adotadas. Cada órgão dentro da sua área de atuação e todos juntos trabalhando pela garantia da segurança da sociedade”, destacou.