Crea-SE faz homenagem às mulheres e reforça importância da diversidade e da igualdade

A Sessão Plenária do Crea-SE realizada na  segunda-feira(13) trouxe na pauta um momento especial dedicado às mulheres. Engenheiras e colaboradoras do Conselho receberam uma homenagem em forma de reconhecimento e gratidão pela importância e contribuição para o desenvolvimento da engenharia e da sociedade como um todo.

CONFIRA MAIS FOTOS DA SESSÃO NO FACEBOOK DO CREA-SE

Durante a sessão foram apresentados dados sobre a representatividade feminina no Crea-SE e nas áreas da engenharia e tecnologia, mostrando a evolução e os desafios enfrentados ao longo dos anos. Também foram destacadas as iniciativas do Conselho para promover a igualdade de gênero e a inclusão de mulheres na área tecnológica, como programas de capacitação e incentivo à participação em eventos e fóruns de discussão.

O presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira ressaltou  que a Sessão Plenária  em homenagem às mulheres foi um momento de celebração e reflexão sobre a importância da diversidade e da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.

Um dos momentos mais emocionantes da Sessão foi à homenagem à Engenheira Química Gisélia Cardoso que recebeu das mãos do presidente e da vice-presidente do Conselho, respectivamente, Jorge Silveira e Helenice Garcia uma Placa Menção Honrosa, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Sistema Confea/Crea.  Ao longo de sua trajetória, a professora Gisélia, como é carinhosamente chamada, teve papel fundamental em importantes momentos do Conselho. Atuou como conselheira, vice-presidente e diretora administrativa adjunta. Sua contribuição para a engenharia também foi reconhecida pelo Sistema, ao ser homenageada com Honra ao Mérito, pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia -CONFEA -. Emocionada, a ex- conselheira agradeceu a homenagem. “Ao Crea-SE eu devo muito é gratidão pelo aprendizado que obtive como conselheira. É uma grande escola para todos nós engenheiros”, disse Gisélia.

Outro momento especial foi dedicado à engenheira civil Isabella de Lima Veiga que tomou posse como coordenadora do Programa Mulher. Em sua fala reforçou a importância de trazer para discussão e reflexão a equidade de gênero. “É importante que as mulheres na engenharia sejam encorajadas a se tornarem líderes e a buscar cargos de destaque em suas empresas e instituições. Isso pode ser alcançado por meio de ações afirmativas e do reconhecimento das contribuições das mulheres para a área da engenharia”, alertou a coordenadora que na ocasião fez mais um alerta para a questão da violência contra a mulher. “A violência contra a mulher pode assumir muitas formas diferentes e todas elas são inaceitáveis. É importante que sejam reforçadas medidas para prevenir e combater a violência contra a mulher, incluindo a conscientização pública”, disse Isabella.