Profissionais da engenharia pública parabenizam Crea-SE por promover capacitação

O presidente Jorge Roberto Silveira se reuniu com engenheiros e gestores das prefeituras de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Laranjeiras. Em pauta, a nova Lei de Licitação Pública e os desafios para a engenharia pública em se adequar aos novos procedimentos previstos na lei, a exemplo da utilização de tecnologias digitais para aprimorar os processos licitatórios como a plataforma BIM.

Diante da necessidade e da importância de capacitar os profissionais para utilização da ferramenta, o Crea está oferecendo gratuitamente um curso na plataforma BIM. A ação faz parte do Programa Qualifica Crea-SE  que, em sua primeira etapa, vai beneficiar 15 prefeituras de Sergipe com mais de 30 mil habitantes. O Programa também disponibiliza cursos em ORSE, licitação pública, entre outros.

“A nova lei de licitação pública traz importantes mudanças para os procedimentos de contratação de serviços, obras e bens pelos órgãos públicos, o que impacta diretamente a engenharia pública. A ação do Crea em preparar os profissionais para essas novidades é uma contribuição muito significativa”, avalia o prefeito em exercício de Laranjeiras Jânio Dias. A realização dos cursos também foi recebida com entusiasmo pelos engenheiros e o secretário de obras da Prefeitura. “A nova lei prioriza a qualidade técnica na escolha dos licitantes, o que pode aumentar a complexidade dos projetos e das obras. Isso pode exigir mais conhecimento técnico e maior capacidade de análise e avaliação dos projetos e propostas. O curso chega em  momento oportuno O Crea-SE está de parabéns pela iniciativa”, disse o secretário Marcelo Rodrigo Guimarães.

No município da Barra dos Coqueiros, o presidente Jorge Silveira e assessores foram recebidos pelo secretário municipal de Obras Públicas, Marcel Fürst e sua equipe de engenharia. “A nova lei apresenta desafios que exigem uma preparação adequada e uma adaptação rápida às novas modalidades de licitação e às exigências da lei em relação à qualidade técnica e transparência. Muita boa essa ação do Conselho em contribuir com as Prefeituras e, principalmente em oportunizar a qualificação necessária aos engenheiros”, afirma o secretário Marcel Fürst.

Em Aracaju, a reunião ocorreu com o secretário municipal da Infraestrutura Sérgio Ferrari. “Os cursos disponibilizados pelo Crea chegam para atender uma demanda real de mercado que exige engenheiros qualificados”, disse o secretário. “A nova lei de Licitação estabelece regras mais rigorosas para a contratação integrada e semi-integrada de obras e serviços de engenharia, o que amplia as responsabilidades dos profissionais da engenharia pública. Já a plataforma Bim está diretamente relacionada à inovação na engenharia. Essa tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, sendo considerada um diferencial competitivo para as empresas e profissionais”, reforça Ferrari.