Crea-SE é eleito para compor o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

Rio São Francisco

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) vai ocupar uma cadeira como representante titular no Plenário do Comitê de Bacia Hidrográfica do rio São Francisco (CBHSF), nos próximos quatros anos. A eleição ocorreu em julho passado. A posse está prevista para os dias 15 e 16 do próximo mês de setembro, em Maceió.

“Estamos à disposição do Comitê, no sentido de contribuir para o desenvolvimento e uso sustentável dos recursos hídricos da bacia do Rio da Integração Nacional”, afirma o presidente do Crea-SE, engenheiro civil, Jorge Roberto Silveira ao ressaltar que no Comitê, o Conselho será representado pelo engenheiro agrônomo, Pedro de Araújo Lessa.

Comitê da Bacia

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado integrado pelo poder público, pela sociedade civil e por empresas usuárias de água. Seu objetivo é realizar a gestão descentralizada dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas.

Criado por decreto presidencial em 5 de junho de 2001, o comitê tem 62 membros titulares e expressa os interesses dos principais atores envolvidos na gestão dos recursos hídricos da bacia. Em termos numéricos, os usuários somam 38,7% do total de membros, o poder público (federal, estadual e municipal) representa 32,2% da composição, a sociedade civil alcança 25,8% e as comunidades tradicionais, 3,3%.