Crea-SE e CAU-SE alinham ações e reafirmam parceria

Diretoria do CAU-SE em visita de cortesia ao presidente do Crea-SE, Jorge Silveira.

O presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira recebeu nesta segunda-feira 29), a visita de cortesia da diretoria do CAU-SE que esteve na sede do Conselho com o objetivo de aproximar e reforçar a parceria entre as duas instituições. Questões políticas e institucionais de interesse da engenharia e arquitetura; fiscalização e Plano Diretor de Aracaju foram alguns dos temas tratados.

No âmbito político, o CAU buscou junto ao Crea informações sobre a tramitação do PL 2283/2021 e propôs participação nas ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Conselho de Engenharia em torno da pauta. O PL 2283/2021- que tem como relator o deputado federal sergipano, Fábio Reis (MDB-SE) – revoga o texto da Resolução do Bacen nº 4.754/2019 e regulamenta a atividade de avaliação de imóveis públicos e privados no Brasil, tornando obrigatória a vistoria física de imóveis públicos e privados com laudo subscrito por engenheiro, arquiteto ou agrônomo para a identificação de problemas estruturais, acabamentos e pontos de valorização ou desvalorização.

“Atualmente, a matéria está aguardando o parecer do relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara de Deputados. Após a apreciação na CTASP, a matéria segue para Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)”, ressalta Jorge Silveira.

Da esquerda para direita: Hugo Lobão; Shirley Carvalho; Heloísa Diniz; Jorge Roberto Silveira e Elaine Santana.

No encontro também foi discutida a participação das duas instituições no processo de revisão do Plano Diretor de Aracaju e as novas medidas que deverão ser adotadas com o objetivo de garantir um Plano que preserve o meio ambiente, promova qualidade de vida para a população e garanta desenvolvimento urbano sustentável para a cidade.

“O Crea-SE está de portas abertas e reafirma sua parceria com o Conselho de Arquitetura. A ação conjunta nas diversas frentes de interesse dos profissionais e da sociedade é fundamental para ampliar e fortalecer as ações e posicionamentos”, disse o presidente, Jorge Silveira ao agradecer a visita da diretoria do CAU.

A presidente do Conselho de Arquitetura, Heloísa Diniz também destacou a importância da parceria. “É importante alinhar as ações e unir esforços em defesa dos profissionais e da sociedade. O compartilhamento de experiência é salutar”, disse.

O encontro também contou com a participação do vice-presidente e da conselheira do CAU, respectivamente Hugo Lobão e Shirley Carvalho e da gerente operacional do Crea, Elaine Santana.

Iris Valéria de Azevedo- Ascom/Crea-SE