Crea-SE e Abemec-SE promovem debate sobre aplicação das Normas que garantem qualidade do ar em ambiente fechado

Palestra sobre “Qualidade do ar em ambientes climatizados e Biossegurança” ministrada por Osny Amaral.

A ausência de renovação do ar em ambientes fechados acende um sinal de alerta, principalmente no momento atual da pandemia do Covid-19 e traz para discussão a importância da aplicação do Plano de Operação e Controle (PMOC) que prevê a manutenção dos aparelhos Condicionadores de Ar. O assunto foi tema de um amplo debate realizado nesta quarta-feira (18) na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE).

Osny do Amaral Filho: ” A falta de informação e de cumprimento das Normas que tratam da qualidade do ar interior impactam na qualidade de vida da população”.

Confira aqui fotos do evento

“Cada estabelecimento comercial ou público que tiver instalado aparelhos CA’s com capacidade de refrigeração acima de 60.000 BTU/h deverá ter o PMOC, que requer um responsável técnico -um engenheiro mecânico- para elaborar o plano e realizar as manutenções preventivas e corretivas dos aparelhos e dutos de distribuição do ar”. É o que explica o Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Crea-SC, o Mestre em Design em Qualidade do Ar Interior, engenheiro mecânico, Osny do Amaral Filho que veio a Aracaju ministrar palestra sobre “Qualidade do ar em ambientes climatizados e Biossegurança”.

O evento realizado de forma híbrida foi promovido pela Associação de Engenharia Mecânica e Industrial de Sergipe (ABEMEC-SE) com o apoio do Crea-SE. Em sua apresentação, Osny Amaral foi enfático ao afirmar que a falta de informação no que se refere à manutenção, cumprimento das leis e normas existentes, impactam diretamente na qualidade de vida e saúde da população.

“A qualidade do ar interior é regulamentada pela Lei Federal 13.589/18 que estabeleceu a aplicação do PMOC. Além disso, há Normas e Resoluções que tratam do tema, ou seja, não faltam regulamentações para o correto funcionamento, garantia do bem-estar e biossegurança dos ambientes climatizados”. É que o avalia Osny Amaral que encerrou a palestra reforçando a responsabilidade dos profissionais de engenharia no bem-estar e saúde da população. “Como engenheiros conhecemos as técnicas e as normas e, por isso, cabe a nós aplicarmos para garantir ambientes adequados e saudáveis para todos”, disse.

Para o presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira o debate sobre a qualidade do ar é de grande relevância, principalmente no atual contexto de crise sanitária causada pela pandemia do Covid-19. “É uma questão de saúde pública, sendo fundamental que Normas e Regulamentações sejam aplicadas, entre elas a contratação de profissionais qualificados para instalação e manutenção de equipamentos de ar”, disse o presidente.

“Trazer para a discussão a valorização da qualidade do ar foi uma necessidade. É preciso informar e orientar sobre a questão”, ressalta o presidente da Associação de Engenharia Mecânica e Industrial de Sergipe (ABEMEC-SE), engenheiro mecânico, Enéas Francelino Santos de Vasconcellos.

O evento contou com representantes da Adema; Vigilância Sanitária Estadual; Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas); Associação Sergipana dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (ASEEST); Colégio de Entidades do Crea-SE; conselheiros, profissionais do Sistema e servidores.