Crea-SE defende melhorias para agricultura sergipana

reuniao-agricultura01O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), Arício Resende  e representantes da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE) apresentaram ao Governo estadual  um documento com 27 propostas voltadas para o crescimento e fortalecimento do setor agrícola do Estado.  As sugestões foram discutidas e entregues ao secretário de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Esmeraldo Leal.

reuniao agricultura03O Crea destaca que  a Agricultura é uma das atividades âncora da economia de Sergipe, responsável pela produção de alimentos, geração de emprego e renda, e importante fonte de arrecadação de tributos e impostos. “No aspecto social, a agricultura é o setor econômico que ainda mais ocupa mão-de-obra”. No ano passado, Sergipe apresentou maior taxa de geração de empregos do Nordeste e o setor que mais contribuiu para essa situação positiva foi o agropecuário, com a contratação de 3.332 novos trabalhadores, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego “, afirma o  presidente do Crea-SE.

reuniao agricultura02Diante da importância da agricultura para o desenvolvimento econômico e social de Sergipe, o Crea-SE e a AEASE elaboraram sugestões visando uma melhor estruturação operacional do setor. “A perspectiva é de que as medidas sejam revertidas em políticas de desenvolvimento rural para que promovam o incremento da produção e produtividade agrícola. Medidas que vem resultar na melhoria de vida do agricultor e da sociedade em geral”, frisa  Naum Araújo, presidente da AEASE.

Entre as propostas apresentadas estão o Fortalecimento da atual estrutura do segmento agrícola estadual, EMDAGRO/COHIDRO; a criação de uma entidade (agência, empresa), voltada a condução da política de ação de Defesa Vegetal e Animal Estadual, extensivo ao serviço de inspeção animal e vegetal. Outra proposta é instituir e implantar efetivamente o plano de Carreira do Engenheiro no Serviço Público Estadual. Implementar ações voltadas ao fortalecimento da citricultura  e para o Programa de Recuperação e Fortalecimento da Cocoicultura no Estado de Sergipe, ações a serem desenvolvidas pela EMDAGRO também fazem parte da propostas.

Veja aqui as propostas detalhadas.