Campus Lagarto inaugura empresa júnior em Automação Industrial

Acadêmicos do curso de Automação Industrial/IFS

Prestar serviços de consultoria na área de Autonomia Industrial, contribuindo para a formação dos alunos do curso superior. Este é o principal objetivo do AutomaIFS, empresa júnior que foi inaugurada no Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na última sexta-feira, 23. Sob a coordenação da professora do curso superior em Automação Industrial, Cynthia Mattosinho, nove alunos estão envolvidos diretamente no projeto.

Na análise da professora e coordenadora, a importância do projeto no desenvolvimento do aluno está na concretização dos três pilares da educação profissional. “É o chamado ‘CHA’, conhecimento técnico, habilidades e atitudes empreendedoras. O Conhecimento técnico é adquirido por meio da interação entre IFS e o mercado de trabalho. Já as habilidades estão no trabalho em equipe, elaboração de projetos e técnicas de negociação. Por fim, as atitudes empreendedoras são desenvolvidas através de cargos a que os alunos são designados, agindo com liderança e pro atividade”, ressalta Cynthia.

Com o cargo de diretora-presidente do Automa-IFS, a aluna do 7º período do curso superior de Automação Industrial, Suely Martins de Santana, ressalta o salto que conquistou em seu aprendizado com a implementação da empresa júnior. “Já começamos a desenvolver habilidades a partir da formalização da empresa e, agora, pretendo contribuir com inteira integração com os demais componentes, buscando sempre inovar em tudo o que esteja em meu alcance como presidente”, orgulha-se.

SOBRE O PROJETO
Estar à frente de uma empresa e colocar em prática o aprendizado obtido em sala de aula, esse é um dos desafios que terão os alunos envolvidos no AutomaIFS, empresa júnior de Automação Industrial. Sem fins lucrativos e sob a coordenação de professora do curso superior na área, o projeto visa atender pequenas e médias empresas da área industrial que buscam implementar gestão de qualidade em seus processos industriais. Seus produtos são: projetos de consultoria em automação industrial, projetos de melhorias em processos industriais; e desenvolvimento de eventos na área industrial.

Fonte:

Ascom/IFS