Crea-SE apresenta Parecer Técnico sobre desabamento na Coroa do Meio


Coletiva de Imprensa reuniu os principais veículos de comunicação de Aracaju para registrar a apresentação.

Coletiva-ParecerTecnico (02)  Coletiva-ParecerTecnico (5)

Na última sexta-feira (19), o Crea-SE reuniu imprensa e membros da comissão de peritos para apresentar o Parecer Técnico sobre as causas do desabamento, ocorrido em 19 de julho deste ano, do edifício localizado na Rua Poeta José Sales de Campos, nº 1998, na Coroa do Meio, em Aracaju, Sergipe.

Coletiva-ParecerTecnico (013)O presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira, e o coordenador da Comissão de Peritos, engenheiro civil Emerson Meireles, procederam a apresentação, que incluiu princípios e ressalvas sobre o processo de produção do parecer, metodologia utilizada, levantamentos e ensaios de campo e de laboratório, hipóteses e conclusões.

Pôde-se concluir que o desabamento ocorreu devido a uma associação de erros de projeto e de execução, conforme indicado e detalhado no documento produzido pela Comissão de Peritos. Para acessar o conteúdo resumido do Parecer Técnico, clique aqui.

capa-parecer-tecnico

A composição da comissão reuniu profissionais reconhecidos no mercado, com experiência em inspeção predial, estruturas, fundações, além de origens em diferentes instituições. Os membros dedicaram-se honorificamente de agosto a dezembro de 2014 para realizar todos os estudos, análises e ensaios de campo e de laboratório, foram 17 reuniões do grupo, além de horas destinadas a trabalhos individuais. 

A finalidade principal do Parecer Técnico é servir de elemento técnico para instrução do inquérito policial. Infelizmente, o acidente vitimou quatro pessoas, sendo a vítima fatal ainda bebê, uma lamentável perda. O propósito da comissão, entretanto, vai além, pois não se restringiu aos resultados, abrangendo também recomendações para alertar profissionais e sociedade sobre como evitar erros que possam incidir na recorrência de acidentes dessa natureza.

Comissão de Peritos:

CREA-SE – Eng. Civil Nicanor Moura Neto (Presidente da Comissão)
IBAPE-SE – Eng. Civil Emerson Meireles de Carvalho (Coordenador da Comissão)
ABENC-SE – Eng. Civil Roberto Sales Cardoso (Vice-coordenador da Comissão)
ABENC-SE – Eng. Civil Josafá de Oliveira Filho
ABENC-SE – Eng. Civil Leonardo Medina Rosário
UFS – Eng. Civil Demóstenes de Araújo Cavalcanti Júnior
UFS – Eng. Civil Marcos Antônio de Souza Simplício
SSP-SE – Eng. Civil José Francisco das Chagas Filho

IBAPE-SE – Eng. Civil José Moura Santos
Defesa Civil-SE – Eng. Civil José Roberto Oliveira Santos

Cobertura da Coletiva de Imprensa:


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.