Confea promove treinamento sobre o Prodesu


Abertura - Treinamento sobre o ProdesuTeve início na tarde de segunda-feira (4), no plenário do Confea, o treinamento sobre o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua – Prodesu, para os funcionários dos Creas. Na abertura do curso, o superintendente de Integração do Sistema, eng. civ. José Gilberto de Campos, disse que o objetivo é que os participantes adquiram mais conhecimentos e concluam o treinamento com, pelo menos, um projeto para 2013.

“Nossa expectativa é de que boa parte dos projetos esteja em execução a partir de março ou abril”, pontuou. Gilberto lembrou ainda que a participação de todos é fundamental para o sucesso da capacitação e dos trabalhos. “O treinamento é uma troca de experiência entre todos, assim como foi a construção do Prodesu, que foi feita em parceria com os Creas. Assim melhoraremos o papel do Sistema junto à sociedade.” 

O superintendente aproveitou para alertar os representantes dos Creas para o cumprimento da legislação no gerenciamento de recursos financeiros. “Temos que cumprir as leis. Por isso, tem que ser elaborado projeto, previsto o orçamento, firmado o convênio que deve ser realizado dentro da vigência, e a prestação de contas também deve ser feita. Existe uma questão formal para apresentação dos documentos, especialmente porque teremos auditoria do TCU”, explicou Gilberto. 

Na primeira parte da capacitação, a gerente do Setor de Convênios e Parcerias e coordenadora do treinamento, Polyana Zeller, falou das diretrizes do Manual de Convênio do Confea e das características dos programas, bem como dos requisitos necessários para a elaboração dos planos de trabalho.

Participantes - Treinamento sobre o ProdesuTambém participaram da abertura do curso o conselheiro federal, tec. agropec. Cassiano Henrique Monteiro, representando o conselheiro federal e membro titular do Conselho Gestor do Prodesu, eng. eletric. Marcos Vinícius Santiago Silva; o gerente da controladoria, Fernando Santos; e o superintendente administrativo e financeiro, Luis Fernando Lucato. 

Representantes do Crea-SE, participam do evento o gerente administrativo Vinícius Caldas e a gerente de TI Calliandra Grace. O objetivo é retornar ao Conselho com mais subsídios para construir projetos que vão ao encontro da proposta do Prodesu, de modo a garantir a eficiência em todas as etapas do processo, desde a elaboração, implantação e prestação de contas.

O treinamento termina nesta quarta-feira (6). Até lá, os participantes trabalham divididos em grupos e participam de oficinas. Já no último dia haverá apresentação dos planos de trabalho desenvolvidos e explicações sobre as rotinas para execução dos convênios e prestação de contas institucional e financeira.

Prodesu 

O Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua tem como objetivo angariar e gerenciar recursos orçamentários e financeiros para programas voltados à implementação de políticas de sustentabilidade do Sistema. Seus objetivos são promover a sustentabilidade econômica, financeira e social e apoiar e acompanhar os participantes no desempenho de suas funções finalísticas e nas ações voltadas à uniformização de procedimentos no âmbito do Sistema. Entre agosto e dezembro 2012, foram aprovados 141 processos de convênios e parcerias dos 164 propostos pelos Creas.


Fonte:
Julianna Curado e Rhenan Rodrigo – Comunicação do Confea

_______________________________________
Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação

Telma Luiza Lima – Fotografia e Design

Contatos:
ascom@crea-se.org.br

(79) 3234-3000/ 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.