Confea fortalece e dá nova dinâmica à atuação das assessorias parlamentares dos Creas

Eng. Eletricista, Alexsandro Meireles
Eng. Eletricista, Alexsandro Meireles

Com uma programação que contou com a participação de mestres em Ciência Política e deputados, foi realizada nos dias 1º e 2 de junho, a primeira edição do Workshop Nacional para  Assessorias Parlamentares dos Creas. Promovida pela Superintendência de Integração do Sistema (SIS) e Assessoria Parlamentar (Apar), do Confea, a reunião de trabalho trouxe participantes de todos os conselhos regionais e teve a proposta de unificar e fortalecer a atuação do setor junto às esferas governamentais. O engenheiro eletricista, Alexsandro Meireles representou o Crea-SE na reunião

Conhecimento a serviço da sociedade

foto01Para presidentes de Creas, assessores e conselheiros federais, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, defendeu “a necessidade de reconstruir a frente parlamentar mista para superarmos entraves que prejudicam atividades profissionais” e convidou o público a uma reflexão sobre a atuação política do Sistema Confea/Crea: “Para termos boas leis não basta eleger nossos representantes, mas colocar nosso conhecimento à disposição de parlamentares”, afirmou.

Reconhecendo o dinamismo do ordenamento jurídico, o presidente José Tadeu acredita que a participação de engenheiros na elaboração e modernização de leis é fundamental. “Estamos ligados à produção de energia, saneamento, transporte, habitação, tudo. E assumimos a responsabilidade do desenvolvimento e progresso do País. Temos que estar atentos à legislação”, destacou. foto02

Para  Tadeu, a maioria dos projetos de lei em tramitação envolve engenharia, tecnologia, inovações, por isso é preciso agir por meio da política, defendendo os profissionais da engenharia.  superintendente de Integração do Sistema, Gilberto de Campos, também falou da importância da Assessoria Parlamentar para o acompanhamento da criação ou aplicação da legislação referente às atividades profissionais da área. “O acompanhamento parlamentar tem que ser exercido nas três esferas de governo”, defendeu.Foto09

O presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi), Jorge Spitalnik, e o presidente da União Pan-americana de Associações de Engenheiros (Upadi), Edmar Amorim, acreditam que a atuação das

Jorge Spitalnik, presidente da Fmoi
Jorge Spitalnik, presidente da Fmoi

assessorias parlamentares é fundamental no sistema político vigente no Brasil: “A engenharia necessita de um acompanhamento muito próximo. Os temas precisam ser debatidos e seus rumos, caso necessário, corrigidos”, disse Amorim.

Estratégia e interlocução

A presidente do Crea da Paraíba, Giucélia Figueiredo, por sua vez, disse que a ação parlamentar para o Sistema Confea/Crea não é só importante, mas estratégica. “Precisamos construir a estrutura organizacional e empoderar as assessorias parlamentares. Esse evento proporciona esse empoderamento”, afirmou.  

Assessor parlamentar do Confea, eng. ftal. José Demetrius destacou a importância do trabalho dos Creas junto aos parlamentares estaduais
Assessor parlamentar do Confea, eng. ftal. José Demetrius destacou a importância do trabalho dos Creas junto aos parlamentares estaduais

O conselheiro federal Paulo Laércio Vieira saudou a realização do workshop. “Esse é um momento é ímpar. Agora, que cabe às representações profissionais acompanhar o trâmite de Projetos de Lei que interferem no dia a dia de toda a sociedade.”

Deputado federal Ronaldo Lessa
Deputado federal Ronaldo Lessa

O deputado federal e engenheiro civil Ronaldo Lessa (PDT/AL), que já foi vice-presidente do Crea-RJ,  mostrou-se disposto a ajudar na remontagem da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia para atuar no Congresso Nacional, como solicitou e recomendou o presidente do Confea, José Tadeu. 

Já o deputado federal Rôney Nemer (PP/DF) reconheceu a importância

Deputado federal Rôney Nemer
Deputado federal Rôney Nemer

da atuação da assessoria parlamentar do Sistema Confea/Crea. “É legítimo defender no Congresso os interesses e as atribuições da profissão”, pontuou. Em uma conversa com os participantes, sugeriu dicas sobre o relacionamento institucional com parlamentares: “No primeiro contato com o parlamentar é fundamental identificar se ele irá recepcionar as demandas do setor e perceber qual é a linha de atuação dele. Essa relação demanda profissionalismo, objetividade e timing adequado à tramitação dos projetos de lei”.

Palestrante Túlio Moraes Júnior: “O Brasil está construindo uma nova história e precisa de cidadania ativa. Eventos como esse despertam a participação voluntária consciente e decisiva da sociedade.”
Palestrante Túlio Moraes Júnior: “O Brasil está construindo uma nova história e precisa de cidadania ativa. Eventos como esse despertam a participação voluntária consciente e decisiva da sociedade.”

Participaram ainda da programação, o coordenador da pós-graduação em Ciência Política da Upis/Brasília, Túlio Moraes Júnior; o mestre em Ciência Política e representante da Anatel, Renato Lima; e o doutorando também em Ciência Política e analista da Câmara dos Deputados, Nivaldo Junior. 

 

Fernanda Pimentel, Julianna Curado e Maria Helena de Carvalho

Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Sandro Rogê

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.