Colaboradores do Crea-SE reunidos para avaliar a instituição

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) reuniu seus colaboradores nos dias 10 e 11 de outubro, para iniciar o processo de planejamento estratégico em busca do desenvolvimento organizacional.

A consultora Telma Delmondes, gerente executiva do Instituto Saberes, coordenou o encontro que aconteceu no Hotel Prodigy, na Barra dos Coqueiros (SE). Durante os dois dias foram realizadas atividades de integração, resgate do clima organizacional e levantamento dos principais problemas da organização para o relatório de diagnóstico institucional que será apresentado à diretoria do Crea-SE.

O sistema adotado para envolver os colaboradores no processo foi uma maneira eficiente de fazer críticas e identificar gargalos, sem tornar os problemas pessoais. Percepção, mudança de atitude, ação, são etapas essenciais no processo de integração destacadas durante o encontro. “Às vezes, a gente não tem a percepção certa das coisas”, alertou Telma, que, para provar seu ponto de vista, sugeriu uma troca de óculos entre os funcionários, o que provocou, claro, distorções e desconforto, além de evidenciar a dificuldade de se colocar no lugar do outro, de ver pelos olhos do outro.

A consultora refletiu também sobre o fator tempo para a mudança organizacional, e que o curto prazo não pode ser parâmetro para processos em que se busca a excelência na gestão.

Para o presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira, “não se faz nada, não se executa nada sem planejar, sem uma visão de futuro. Por outro lado, não se pode planejar se você não sabe aonde quer chegar”. Como exemplo, citou o projeto Polaris, que teve início na década de 50, com o objetivo de enviar o homem à lua. Um planejamento que deveria ter durado 6 meses durou 1 ano, por outro lado, a obra que deveria ter durado 3 anos foi executada em um terço do tempo devido à eficiência do planejamento.

“Não se planeja sem metas, e não se consegue traçar metas sem um devido planejamento”, finalizou o presidente.

Confira as fotos do encontro de colaboradores do Crea-SE:


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.