Assuntos de interesse nacional pautam 4º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua

Mesa de abertura do 4º Encontro de Líderes
Mesa de abertura do 4º Encontro de Líderes

“Este ano vai ser diferente”, disse o presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, na abertura dos trabalhos do 4º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. “É um ano muito difícil para o país. Já vínhamos alertando para a questão da água. A maior cidade da América do Sul vai ficar dois dias com água e cinco sem – e isso não foi falta de sinalização da Engenharia brasileira”, disse. 

O primeiro palestrante do evento é o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo. “Vicente, o que nós da Engenharia podemos fazer para ajudar nosso país? Nós, engenheiros, nos formamos para resolver problemas”, disse Tadeu da Silva durante seu discurso de abertura. Na ocasião, ele destacou a presença dos líderes de entidades de classe, representando milhares de profissionais. “Cada líder aqui presente é responsável por demonstrar aos governantes a importância do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu
Presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu

Este ano vai ser diferente porque estamos todos juntos. Vamos pontuar os problemas da energia e da água. Colocamos na pauta de nossas reuniões os grandes temas nacionais. Somos nós que detemos o conhecimento para a inovação. É nessa linha que vamos pautar nosso segundo mandato, para que possamos fortalecer as instituições da área tecnológica e valorizar o conhecimento dos profissionais”, afirmou José Tadeu da Silva.

Importância da Responsabilidade Técnica

Presente durante a solenidade de abertura do 4º Encontro de Líderes Representantes, o senador José Medeiros (PPS/MT) defendeu a importância das Anotações de Responsabilidade Técnica nas obras públicas. “O que podemos fazer para ampliar a segurança técnica e jurídica das obras públicas? Muitos executores tratam a ART como mais um papel a ser preenchido e mais uma taxa a ser paga. Sabemos dos esforços dos conselhos para mostrar à sociedade a importância da ART”, disse. 

Senador José Medeiros (PPS/MT)
Senador José Medeiros (PPS/MT)

O senador José Medeiros, que também é Policial Rodoviário Federal, alertou para a responsabilidade técnica nas obras de infraestrutura viária. “É certo que muitos dos acidentes rodoviários ocorrem por imperícia dos motoristas. Mas não podemos ignorar que muitos dos acidentes são falhas estruturais, frutos de projetos mal executados”, pontuou. “Meu pedido é que as lideranças aqui reunidas possam discutir meios de aprimorar a utilização da ART nas obras públicas”, completou o senador.

O evento

O 4º Encontro de Líderes Representantes é realizado até sábado (28/2.  É durante o “Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua” que fóruns como o Colégio de Entidades Nacionais, o Colégio de Presidentes e as Coordenadorias de Câmaras Especializadas definem calendários, planos de trabalho e os coordenadores do ano.

 A programação deste ano consiste em diversas reuniões dos fóruns consultivos, além de palestras. Entre os palestrantes,está o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, que vai falar sobre “A Crise Hídrica no Brasil – Desafios e Soluções” nesta quinta-feira. Já na sexta-feira (27), o  secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, José Ulisses Vasconcelos, vai palestrar sobre “A Importância da Responsabilidade Técnica

Público participante do Encontro
Público participante do Encontro

nas Obras Públicas”. Para finalizar os trabalhos, no sábado (28), o ex-ministro Ayres Britto fala sobre “A Ética como indutora no combate à corrupção e para o desenvolvimento do Brasil”.

Para a vice-presidente do Confea, conselheira federal Ana Constantina Sarmento, o 4º Encontro de Líderes

Vice-presidente do Confea, Ana Constantina Sarmento
Vice-presidente do Confea, Ana Constantina Sarmento

Representantes figura um divisor de águas para o Sistema Confea/Crea, pois reúne todos os representantes das entidades. “Devemos trabalhar para que todas essas coordenadorias de câmaras sejam valorizadas e para que seus anseios sejam atendidos de forma mais rápida”.

O presidente do Crea-AP, Laércio Aires dos Santos, defendeu que este é um momento ímpar para se discutirem os problemas da engenharia brasileira. “Devemos aproveitar o momento para traçar diretrizes a fim de que possamos melhorar a vida no Brasil – este é o momento em que vamos realmente nos reunir não só para escolher as lideranças nacionais, mas também discutir o que devemos e o que queremos para o Brasil em termos de Engenharia”, disse.

Presidente da Mútua, Cláudio Calheiros
Presidente da Mútua, Cláudio Calheiros

Da mesma opinião partilha o diretor-presidente da Mútua, Claudio Calheiros. “Vamos discutir não só as questões internas, mas também o país. A Engenharia e a Agronomia têm a solução para o problema do país. Vamos nos fortalecer para que possamos promover e ter melhor qualidade de vida para os brasileiros”, disse. Já para o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Celso Pinheiro, o momento é importante para todos: brasileiros, cidadãos e profissionais. “Quando reunidos, discutimos o futuro da tecnologia nacional. Eventos como este são importantes porque os líderes aqui representam milhares de profissionais, contribuindo para um país melhor, com oportunidades de trabalho melhores e para a evolução da tecnologia nas discussões nacionais”, afirmou.

Coordenador do Colégio de Entidades Nacionais em 2014, o presidente da Associação Brasileira de

Coordenador do Cden em 2014, Gumercindo Ferreira
Coordenador do Cden em 2014, Gumercindo Ferreira

Engenheiros de Alimentos, Gumercindo Ferreira, defendeu que o trabalho do 4º Encontro de Líderes Representantes é difícil e delicado. “Peço a todos que participem do processo eleitoral e concorram às vagas com ética, respeito e a dignidade profissional que nos compete. Espero que cada órgão possa eleger aquele coordenador que mais convém para a realização dos trabalhos. Desejo a todos um ótimo trabalho nesses dias”, concluiu.

Anfitrião do evento, o presidente do Crea-DF, Flavio Correia de Sousa, afirmou que o Crea está à disposição dos participantes do evento. “Realizado desde o primeiro ano de gestão de José Tadeu da Silva, este é um evento de onde saem muitas ideias. Conseguimos reunir todas as equipes do país e trocar ideias. Espero que o trabalho seja realizado a contento”.

Ainda durante a solenidade de abertura, foram entregues os certificados de função aos coordenadores nacionais (titulares e adjuntos) de câmaras especializadas e dos colegiados de Presidentes e de Entidades Nacionais, que encerram mandato neste Encontro de Líderes Representantes. Os novos coordenadores dos grupos serão definidos na tarde desta quinta-feira.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.