Arício Resende parabeniza Crea-GO por lançamento do Prêmio de Meio Ambiente

 “Saneamento básico: direito de todos. Participe desse desafio”.  Com esse convite, O Crea-GO lança a 15ª edição do Prêmio de Meio Ambiente, iniciativa promovida há 14 anos, e que em 2016 tem como objetivo abordar a relevância do saneamento básico no desenvolvimento sustentável, dando a sua devida amplitude sobre a disponibilidade de água potável, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo dos resíduos sólidos. Promovida na noite do dia 9 de junho, no auditório do Conselho, a solenidade foi prestigiada por 110 convidados entre profissionais da área tecnológica, representantes de entidades de classe e de instituições de ensino e autoridades políticas.

Os engenheiros agrônomos Francisco Almeida (presidente do Crea-GO) e Arício Resende (Presidente do Crea-SE)
Os engenheiros agrônomos Francisco Almeida (presidente do Crea-GO) e Arício Resende (Presidente do Crea-SE)

A solenidade contou ainda com a presença do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe, engenheiro agrônomo, Arício Resende que destacou a importância da iniciativa. “É uma iniciativa que traz para reflexão as questões ambientais e, mais que isso, incentiva a discussão e a busca de soluções para a preservação. Fica nítida que a cada nova edição da premiação, o Crea Goiás está cada vez mais presente e preocupado com o desenvolvimento sustentável”, disse o presidente do Crea-SE.

    A apresentação do regulamento, das modalidades e do novo site, proferida pelo assessor do Premio de Meio Ambiente, Eng. Florestal Daniel Demori, abriu a solenidade de lançamento. A total interatividade do site, criado exclusivamente para o evento, é

O assessor Daniel Demori, durante a apresentação do regulamento, das modalidades e do novo site do Prêmio
O assessor Daniel Demori, durante a apresentação do regulamento, das modalidades e do novo site do Prêmio

grande aposta do Crea para a 15ª edição. “Este ano, além do preenchimento online do formulário de inscrição, os interessados poderão anexar arquivos digitais que complementem as informações na ficha de inscrição. Por exemplo, fotografias, vídeos, áudios, publicações em PDF e o próprio projeto/programa em sua íntegra, otimizando o tempo para quem deseja se inscrever no prêmio. Com mais essas novidades, creio que estamos cumprindo o desafio de inovar o premio para que ele sempre tenha um caráter dinâmico e atraente”, frisou.

     Logo em seguida, o deputado Vilmar Rocha, que é secretário de Cidades e Meio Ambiente, e representante do governador Marconi Perillo na cerimônia, afirmou, em seu discurso, que o premio em sua 15ª edição já está totalmente consolidado para um estado jovem como o de Goiás. E acrescentou: “é muito

Vilmar Rocha: “Parabenizo o esforço do Conselho em ajudar a dar boa qualidade de vida ao nosso povo”
Vilmar Rocha: “Parabenizo o esforço do Conselho em ajudar a dar boa qualidade de vida ao nosso povo”

importante o Crea, por meio deste premio, estar sintonizado com a agenda mundial da sustentabilidade ambiental. Parabenizo o esforço do Conselho em ajudar a dar boa qualidade de vida ao nosso povo”.

    A estatueta, com novo design, também ganhou destaque no evento. Assinada pela publicitária Bruna Brom, o novo troféu foi apresentado glamourosamente no meio da solenidade, trazendo uma interpretação moderna, contemporânea e com traços lisos de uma Siriema. A ideia é exibir uma postura imponente em uma ave estilizada.  A nova roupagem em metal dourado da Siriema arrancou aplausos dos convidados.

   A palestra magna da noite “Saneamento Básico e Sustentabilidade Ambiental” foi proferida pela Eng. Civil Juliana Matos de Sousa, superintendente de Expansão e Concessão da

A Eng. Civil Juliana Matos falou sobre “Saneamento Básico e Sustentabilidade Ambiental”
A Eng. Civil Juliana Matos falou sobre “Saneamento Básico e Sustentabilidade Ambiental”

Saneago, que é Mestre em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos. A engenheira fez uma inserção do saneamento básico no modelo de sustentabilidade, promovidos logo após a publicação da Lei 11.445/2007, integrando a comunidade e as políticas públicas de saneamento básico sustentável, permeando pelo controle social, que é a participação efetiva da sociedade em toda a evolução do saneamento básico nos municípios brasileiros. “Como o modelo é novo, cabe a sociedade participar da elaboração e da implementação dessas politicas no município. A sociedade tem que se conscientizar de que o saneamento básico é o único setor da infraestrutura que promove a qualidade de vida”, arrematou.

    Em seu discurso no fechamento da solenidade, o presidente do

O presidente Francisco convidou a todos a apresentarem trabalhos inovadores
O presidente Francisco convidou a todos a apresentarem trabalhos inovadores

Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, agradeceu a presença dos convidados; ressaltou a importância dos patrocinadores do evento; e pediu o apoio da vereadora Célia Valadão na aprovação de um projeto de lei encaminhado à Câmara Municipal pelo Prefeito Paulo Garcia, onde concede um salário digno aos profissionais das áreas das engenharias da prefeitura de Goiânia. Ele ainda convidou a todos a apresentarem trabalhos inovadores relacionados não somente ao saneamento básico, mas também a outros temas importantes voltados para a melhoria da qualidade ambiental. “E é assim, com a expectativa de que possamos contribuir para assunto de tamanha relevância para a sociedade, que esperamos que seja mais um ano de sucesso na premiação”, concluiu. A apresentação de um vídeo com os melhores momentos do prêmio em 2015 encerrou a cerimônia.

      Premiação – Ao todo são cinco modalidades: Biodiversidade, Elementos Naturais, Inovação Tecnológica, Sociedade Sustentável e Imprensa. Os três trabalhos com melhor nota da Comissão Julgadora, em cada modalidade, serão convidados para a cerimônia de entrega. Apenas um trabalho, em cada uma das modalidades, será agraciado com certificado e troféu.  O trabalho vencedor só será revelado durante a solenidade de premiação. Este ano, o prêmio é patrocinado pela Mútua-GO e pelo Sicoob Engecred-GO.

     Inscrições – As inscrições, que são gratuitas, serão somente online. O formulário será disponibilizado no site www.premiocreagoias.org.br e o número de inscrição será gerado automaticamente.  O prazo de inscrição será de 10 de junho a 16 de setembro de 2016.

    Também prestigiaram a solenidade, o Eng. Civil. Flávio Correia de Sousa, presidente do Crea-DF; do Eng. Civil. Juares Silveira Samaniego, presidente do Crea-MT; do Eng. Civil. Nélio Alzenir Afonso Alencar, presidente do Crea-RO, além dos conselheiros federais Célio Moura Ferreira (Crea-CE), Pablo Souto Palma (Crea-RS) e Paulo Roberto Lucas Viana (Crea-GO), representando o presidente do Confea, José Tadeu.

Fonte:  Crea-GO

Fotos: Silvio Simões

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.