7º CEP: Crea-SE encerra ciclo de palestras preparatórias

DSCN1887Com a participação de coordenadores, professores e alunos  de  cursos da área da Engenharia , o Crea-SE encerrou esta semana , na Faculdade Pio Décimo, o ciclo de palestras  preparatórias que antecedem ao 7ª Congresso Estadual de Profissionais (CEP). O evento promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE)  vai ocorrer nos dias 21 e 22 deste mês de junho, em Aracaju.

A etapa final foi marcada com a realização de duas palestras. A primeira teve como foco “Carreira e Prerrogativas da Engenharia e da

Eng. agrônoma, Marina Franca
Eng. agrônoma, Marina Franca

Agronomia junto à Sociedade”, ministrada pela engenheira agrônoma Marina Franca Lélis. Em sua apresentação, a palestrante destacou as ações do Sistema Confea/Crea e a importância dos profissionais e futuros profissionais da área conhecerem melhor o funcionamento do Sistema.

“Todos os anos, muitos estudantes iniciam seus cursos em áreas regidas pelo Sistema CONFEA/CREA. Um dos motivos para a escolha é devido à afinidade com as atividades exercidas pelos profissionais. O que muitos desconhecem são alguns aspectos legais sobre a profissão. É importante atentar que suas atribuições profissionais não são suficientemente definidas como aquelas que ele julga ter competência. É necessário verificar a legislação e conhecer os limites estabelecidos pela lei.  Desta forma, é imprescindível conhecer alguns aspectos legais da profissão”.   É o que orienta Marina ao informar sobre a Resolução 1.048, editada pelo Confea, que consiste na compilação de toda a legislação que identifica as atribuições profissionais de engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e outros profissionais de nível superior e médio.

Eng, agrônoma, Paula Braz
Eng, agrônoma, Paula Braz

Outro assunto que despertou o interesse e resultou em vários questionamentos foi sobre a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), um registro documental dos serviços executados pelo profissional.  “O documento valoriza o exercício profissional e confere legitimidade assegurando, com fé pública, a autoria e os limites da responsabilidade e participação técnica em cada obra ou serviço. Com o registro da ART, todo profissional constrói seu Acervo Técnico. Esse documento é o espelho de suas realizações, de sua carreira. Tem efeito legal e é indispensável em licitações e representa um grande diferencial de sucesso individual”, explicou a engenheira agrônoma, Paula Braz.

DSCN1875

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, Sandro Valverde Lima a presença do Crea nas instituições de ensino é uma prova do compromisso e preocupação do Conselho com os futuros profissionais. “ Trazer o Conselho pra sala de aula com o objetivo de esclarecer como o Sistema funciona é bastante positivo. O Crea-SE está deparabéns”, destaca ele.

Eng. Michael Arcieri
Eng. Michael Arcieri

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Michael Arcieri também parabenizou o Crea-SE pela iniciativa. “ Esse tipo de iniciativa demonstra o  reforça  interesse do Conselho em caminhar junto com as instituições de ensino, pensando sempre no futuro dos estudantes. É, portanto,  uma obrigação nossa colaborar com qualquer assunto relacionado a formação de nossos acadêmicos”, disse ele.

O coordenador da Comissão Organizadora do 7º CEP,

Eng. Alexandro Meireles
Eng. Alexandro Meireles

destacou que a realização das palestras preparatórias foi um espaço importante para profissionais e estudantes,  mas, principalmente para o Crea. ‘ Tivemos a oportunidade de dar mais visibilidade das ações  e funcionamento do Sistema Confea-Crea aos profissionais e aos futuros engenheiros. Foram discussões importantes sobre diversos temas relacionados a Engenharia com resultados positivos e promissores”, enfatiza Meireles.

DSCN1893
eng,civil e de segurança do trabalho, Daniel Brito

“Foi de suma importância para a Faculdade Pio Decimo sediar um dos encontros preparatórios para o 7° CEP onde, aproximou a comunidade acadêmica dos cursos de engenharia Civil e Eleérica da Instituição com o CREA-SE. Os temas abordados no encontro mostram ao nosso alunado a importância da Ética Profissional, da elaboração da ART e ,acima de tudo,  a valorização profissional para os futuros e  também atuais engenheiros e professores presentes ao evento”, dissecivil e de segurança do trabalho, Daniel Brito Andrade, coordenador dos cursos de Pós Graduação em Engenharia da Faculdade Pio Décimo.

 Mútua

dir. administrativo da Mútua, João Pinto
dir. administrativo da Mútua, João Pinto

Ainda no evento, o diretor administrativo da Mútua, João Pinto fez uma breve explanação sobre a Caixa de Assistência, destacando o histórico da Mútua, suas metas e objetivos além de seus produtos, benefícios, serviços e convênios. O diretor também destacou a parceria realizada com o Crea-SE para realização do 7º Congresso Estadual de Profissionais (CEP). 

Patrícia Costa
Patrícia Costa

As ações e desafios do CreaJr também foram destacados durante o evento pela presidente do Programa, a estudante Patrícia Costa Campos.  Ela ressaltou o crescimento do CreaJr e a importância da participação e envolvimento dos estudantes nas discussões e ações do Programa como forma de ampliar as atividades e fortalecer os projetos esclarecendo sobre a legislação do Sistema Confea/Crea.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.