Ações integradas pautam reunião entre o Crea-SE e a Defesa Civil de Aracaju

A retomada das atividades do Núcleo Técnico de Defesa Civil (Nutdec) foi assunto em pauta na reunião entre o presidente do Conselho, Jorge Roberto Silveira, o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado e o coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo. O encontro ocorreu na sede do Crea.

Na reunião, os representantes das instituições afinaram ações para o aprimoramento do novo Termo de Cooperação Técnica e capacitação para os membros do Núcleo e novos voluntários. Também foram discutidas demandas a serem contempladas de maneira integrada, como vistorias de estruturas montáveis, de edificações em alvenaria estrutural e outras ações voltadas à redução de riscos estruturais, naturais e tecnológicos.

“Temos todo interesse em retomar essas atividades, principalmente pelo fato de que a parceria será benéfica para a população sergipana. O Conselho e a Defesa Civil têm uma relação próxima, especialmente por exercermos algumas atividades semelhantes. A partir do momento que atuamos em ações integradas, o trabalho em situações adversas é ampliado em prol da sociedade”, avalia o presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira.

Presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira

O secretário tenente-coronel Silvio Prado também reforça a importância da parceria.  “Vamos contar com profissionais de capacidade técnica no âmbito das engenharias civil, mecânica, elétrica e agronômica, que estão aptas a nos auxiliar em situações adversas. Esses profissionais podem contribuir com o reforço da equipe para vistorias, principalmente, em áreas de risco de deslizamento de terra e diante dos riscos de desabamento, contribuindo com a celeridade dos trabalhos que visam a salvaguardar vidas”, enfatizou o secretário, ao acrescentar que essa parceria amplia a capacidade de respostas às situações adversas, como no caso de chuvas intensas.

Sec.tenente-coronel Silvio Prado (dirt.) e o Coord. da Defesa Civil Robson Rabelo.

Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a atividade desenvolvida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia possui relação direta com a área de atuação do órgão municipal. “A atuação da Defesa Civil está intimamente ligada a algumas atividades do Crea. Então, essa parceria se dá no sentido de poder desenvolver ações integradas, que tendem a reduzir impactos relacionados a qualquer tipo de desastre”, ressalta Robson Rabelo.