Debate sobre “Sustentabilidade: água, energia e inovação tecnológica” abre 72ª SOEA

abertura 1A máquina do desenvolvimento brasileiro depende da participação da Engenharia nas site_abertura-mesa_15n_72soeagrandes tomadas de decisão do País. Com esse pensamento, o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, deu o tom à solenidade de abertura da 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Na noite         desta terça-feira (15/9), os 3,5 mil participantes do evento receberam as boas-vindas de José Tadeu e do presidente do Crea-CE, Victor Frota Pinto.

principal_josetadeu De acordo com o presidente José Tadeu, o Brasil precisa inspirar-se na Engenharia para voltar a atingir o caminho do crescimento. “Temos que colocar nosso conhecimento à disposição de todos, para voltar a colocar em funcionamento a máquina do desenvolvimento. O País precisa de comandos úteis para voltar a se desenvolver, colocando engenheiros no plano decisório. Mas hoje quem planeja o futuro do Brasil não é mais a nossa Engenharia. Quando as decisões vão para as mãos de juristas, atendendo leis de licitação, fazem-se obras até sem projetos detalhados, algo que não podemos admitir”.

Victor Frota Pinto, o anfitrião da Semana, apontou que a 72ª Soea está acontecendo em um site_abertura-VictorFrota_15n_72soea_001momento trágico para o Brasil. “Principalmente para nosso Estado, que passa pela quarta seca seguida e está sendo castigado severamente por essa situação”. O anfitrião do evento ressaltou, ainda, que esta é a quarta vez que a Semana é realizada no Ceará. “Há dezenove anos esse mesmo evento tinha apenas mil participantes. Hoje recebemos quatro vezes mais, é uma outra realidade”. Frota destacou também que o regional cearense está completando 80 anos.

O diretor-presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Paulo Guimarães, desejou sucesso aos participantes. “Que nestes quatro dias possamos ter frutíferos debates em torno do tema central. Que saiamos daqui com soluções efetivas e práticas para nossas demandas e que elas principal_mutuareflitam em melhorias para a sociedade. Também estimo votos de sucesso à segunda edição do Contecc, um espaço fundamental para disseminação do conhecimento.

principal_representantegovernadorO chefe de gabinete do Governo do Ceará, Élcio Batista, que na ocasião representou o governador Camilo Santana (PT), assim como o presidente do Crea-CE, também destacou que a 72ª Soea está sendo realizada em um momento oportuno, uma vez que o Estado enfrenta o quarto ano consecutivo de seca. “Nada existiria sem a Engenharia, pois é através dela que se constrói o mundo. Este evento pode contribuir com soluções para os problemas de estiagem que atingem neste momento o Ceará, o Brasil e o mundo”, observa, destacando ainda o desafio atual que está sendo colocado para os engenheiros, que é a transformação do País.

O presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI/WFEO), Marwan Abdelhamid, participou da solenidade, principal_marwanelucidando que a Federação congrega profissionais de diversos países e representa o compromisso da Engenharia com as nações e com o mundo. O engenheiro civil palestino concluiu sua fala arriscando algumas palavras em português: “Desejo a todos uma grande semana dos engenheiros e dos agrônomos. Obrigado!”.

Antes de iniciar a solenidade, o público acompanhou a apresentação de duas atrações culturais: a orquestra Sanfonas do Ceará, com 17 integrantes; e o pianista e engenheiro civil cearense Alex Tavares, que trouxe um repertório com músicas brasileiras e internacionais.

Fotos: João Batista Fotografias

Equipe de Comunicação do Confea, dos Creas e da Mútua

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.