7º CEP-SE: palestra preparatória é realizada no IFS- São Cristóvão

DSCN1288Profissionais e alunos dos cursos de agroecologia; pecuária e técnicos

Marina Franca

em agropecuária do Instituto Federal de Sergipe (IFS) , campus São Cristóvão, participaram nesta segunda-feira (16/5) de palestra sobre “Carreira e Prerrogativas da Engenharia e da Agronomia”, ministrada pela engenheira agrônoma, Marina Franca. O evento faz parte das ações preparatórias ao 7º Congresso Estadual de Profissionais de Sergipe que vai ocorrer nos dias 21 e 22 de junho, em Aracaju.
Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), o 7º CEP tem por objetivo trazer para discussão e DSCN1318debates pautas que representem os anseios dos profissionais . Dessas discussões e sugestões poderão sair propostas que serão enviadas ao 9º Congresso Nacional de Profissionais que será realizado paralelamente a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, na cidade de Foz do Iguaçu – PR.
” É fundamental a participação de todos nesse processo e por este motivo estamos percorrendo várias unidades de ensino na capital e no interior do Estado como forma de mobilizar e conscientizar DSCN1300profissionais e acadêmicos sobre a importância do CEP”, disse o presidente da Comissão organizadora do evento, Alessandro Meireles. Ele ressaltou que as palestras também contribuem para aproximar o Crea-SE das unidades de ensino levando informação sobre o Sistema Confea/Crea/Mutua.
DSCN1295Aos alunos e profissionais do IFS- São Cristóvão, a engenheira Marina Franca fez uma explanação sobre a estrutura funcional, missão, legislação e atribuições do Conselho, tendo como principal foco a Anotação de Responsabilidade Técnica. “A ART ainda gera muitas dúvidas. É importante ressaltar que para trabalhar com ética profissional e legalidade, o profissional deve ser registrado no Sistema e manter seu acervo técnico atualizado”, explicou Marina.
Ela esclareceu aos alunos sobre a importância dos profissionais de engenharia em todas suas modalidades, no cenário econômico brasileiro e da responsabilidade perante a sociedade e em todos os lugares. “Onde houver uma atividade que exija conhecimento e responsabilidade técnica, DSCN1287

há o trabalho de um profissional de engenharia registrado junto ao CREA. É ele que garante a confiabilidade de projetos, obras e serviços essenciais para toda a nossa sociedade”, comentou.
A diretora de Ensino do IFS-São Cristóvão, Irinéia Rosa do Nascimento

Diretora, Irinéia Rosa

parabenizou o Crea-SE pela iniciativa ao destacar a importância dessa proximidade com os acadêmicos. ” O estudante passa a conhecer o funcionamento e as particularidades do sistema profissional a que estará vinculado profissionalmente . É uma forma de engajamento bastante produtiva por levar o aluno a refletir e buscar melhorias em suas áreas de atuação”, reforça.
No evento, estudantes e profissionais também tiveram a oportunidade de conhecer, de forma mais aprofundada, a atuação da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas. O presidente da Mútua, João Bosco Andrade abordou em sua apresentação os principais tópicos que permeiam as atividades da Caixa de Assistência. Explicou quem pode ser sócio da Mútua, quais os serviços oferecidos – benefícios reembolsáveis e sócias, convênios, planos de saúde, previdência complementar – e demais informações ligadas à Instituição.