Crea-SE prestigia aula inaugural do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da UNIT

Uma aula inaugural sobre a Introdução à Engenharia de Segurança, ministrada pelo professor e engenheiro de segurança do trabalho, Romeu Santos marcou o início da quarta turma da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Tiradentes. A apresentação foi prestigiada por alunos, professores e convidados em geral.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) foi representado pela engenheira civil, Iara Machado Peixoto Sarmento,  coordenadora da Comissão de Engenharia de Segurança do Trabalho. Na ocasião, ela destacou a importância da profissão. “Praticar a segurança do trabalho é ir muito além do simples cumprimento da legislação pertinente. É zelar pela integridade física e mental de todos que estão presentes em um espaço comum. É colocar em pratica medidas de controle contra os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho”, reforça.

Dados levantados pela Previdência Social e pelo Ministério do Trabalho revelam a seriedade do problema, que atinge trabalhadores de várias profissões. O Brasil é a quarta nação do mundo que mais registra acidentes durante atividades laborais, atrás apenas da China, da Índia e da Indonésia. Desde 2012, a economia já sofreu um impacto de R$ 22 bilhões, por conta de pessoas afastadas de suas funções após sofrerem ferimentos durante o trabalho. Se fossem incluídos os casos de acidentes em ocupações informais, esse número poderia chegar a R$ 40 bilhões.

Diante dos dados estatísticos, o professor Romeu Santos também destacou em sua fala a importância do engenheiro e técnico em segurança do trabalho e seu campo de atuação. “Esses profissionais podem atuar em várias áreas, que vão desde a construção civil, passando pela indústria em geral e pelo setor metalúrgico, entre outras. Devem ainda estar em constante atualização, pois se trata de uma área extremamente dinâmica, com novas regras, formas e visão do mercado de trabalho conectando as competências técnicas de máquinas, equipamentos, processos de trabalho com as relacionadas às pessoas”, orienta o docente.

 “Para o mercado cada vez mais exigente e competitivo a oferta do curso pela Diretoria de Educação Corporativa do Grupo Tiradentes representa excelente oportunidade para os profissionais engenheiros que pretendem ampliar o leque de atuação”, disse o coordenador do curso, professor Arionaldo Rodrigues Menezes.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.