Fiscalização do Crea-SE acompanha trabalho no rescaldo de incêndio do Supermercado Makro

makro01A fiscalização  do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) esteve na tarde desta sexta-feira (13/1) na área do supermercado Makro que foi totalmente destruído pelo fogo na última terça-feira (10/1) e acompanhou de perto as ações das equipes do Corpo de Bombeiros que ainda atuam no trabalho de rescaldo do incêndio.   No local, ainda há muita fumaça, situação que gera transtornos para moradores e comerciantes da localidade. Muitas pessoas deixaram suas casas e fecharam pontos comerciais devido à fumaceira, um cenário que segundo os Bombeiros deverá perdurar pelos próximos quatro dias.

img58762171ed94aO presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende afirma que o Conselho está à disposição para colaborar com as ações do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil no que for necessário para identificar as causas do incêndio.  Nos primeiros levantamentos feitos pela equipe do Crea-SE constatou-se que a empresa atacadista está  de acordo com as normas da legislação profissional do Sistema Confea/Crea. “Pelo fato de a segurança contra incêndio envolver atividades técnicas relacionadas ao campo da engenharia, necessário se faz observar a legislação que rege as atividades profissionais correspondentes. Neste caso o Supermercado está cumprindo”, enfatiza o presidente do Crea-SE.

 No ano passado, o Supermercado Makro registrou junto ao  Conselho,  três Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), documento com validade de um ano, que respalda a atuação profissional e descreve o tipo de serviço realizado, além de garantir os direitos autorais ao profissional e o direito à remuneração como comprovante da execução do serviço, comprovando também a existência de contrato entre as partes.

“Entre as ARTs registradas, uma é com relação a serviços de instalação para fins de atestado de conformidade de instalação de baixa tensão, SPDA (Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas), sistema de incêndio e acessibilidade, e para isso, existe um profissional técnico habilitado, responsável por todos estes serviços, ou seja, com relação ao Crea-SE as instalações do Supermercado estavam regulares”, reforça   Arício Resende.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.